Ministério da Agricultura pediu às Finanças uma solução que permita à associação de produtores conseguir pagar o imposto. E espera uma resposta até final de Fevereiro.A regularização da dívida de 110 milhões de euros que a Casa do Douro tem para com o Estado está neste momento nas mãos das Finanças.

Isto porque a proposta que o Governo apresentou em Maio do ano passado para recuperar aquele valor iria ter impacto na contabilidade daquela associação de produtores, ao gerar receita que a obriga a pagar IRC. Imposto que a instituição, que atravessa uma crise financeira, diz não ter capacidade para pagar.

Por essa razão, o Ministério da Agricultura pediu às Finanças que encontrassem uma solução que permita viabilizar a proposta, que passa pela entrega ao Estado dos vinhos empenhados.

Ao Negócios, o ministro António Serrano disse esperar que ainda este mês ou no próximo «haja uma decisão definitiva das Finanças, ou num sentido ou noutro». «Há mecanismos estipulados na lei, como seja a possibilidade de haver um escalonamento do pagamento do valor do imposto por mais anos», lembrou António Serrano, que remete, no entanto, toda e qualquer decisão sobre esta matéria para a administração fiscal.

«Não sei se há possibilidade de ser encontrada uma solução», sublinhou, afirmando não ter nem «um plano B», nem possibilidade de «ir mais além do que esta proposta».



PARTILHAR:

Durante uma busca domiciliária

«Má pagadora»