Os Conselheiros da Comunidade Portuguesa de Gauteng (Joanesburgo / Pretória), em colaboração com a Federação da Associações Portuguesas da África da Sul e a Federação dos Ranchos Folclóricos, organizou no passado dia 24 de Setembro, um almoço de despedida do CÎnsul-Geral de Portugal em Joanesburgo, Dr. António Ricoca Freire.

Este almoço contou com a presença de mais de 200 convidados e foi bastante animado com fados e guitarradas. O próprio Dr. António Ricoca Freire também cantou e emocionou o público com os seus fados inéditos. Houve também danças folclóricas, apresentadas pelos principais ranchos folclóricos do país e outras animações.

O CÎnsul-Geral de Portugal parte dia 2 de Outubro para o MNE, desempenhar as funções de Director dos Serviços de África.

Os Conselheiros esperam que a sua substituição seja rápida, já que se trata dum dos mais importantes Consulados no mundo, tendo ainda há pouco sido escolhido nos primeiros 5 Consulados a emitirem nos seus balcões o Bilhete de Identidade Português.

Também no passado dia 28 de Setembro, os Conselheiros da Secção local do CCP reuniram-se a pedido do Embaixador de Portugal na África do Sul, Dr. Paulo Barbosa, na Embaixada de Portugal em Pretória, para se discutirem e analisarem as questões apresentadas e sugeridas ao nosso Governo na reunião do Conselho Regional nos dias 11 e 12 deste mês.

A reunião foi bastante positiva. As questões apresentadas pelo CCP da África foram duma maneira geral bem recebidas pelas autoridades locais e o Embaixador propÎs-se estar mais disponível para no futuro se reunir com os Conselheiros e estudar atenpadamente as propostas e reclamações do Conselho.



PARTILHAR:

Outras prioridades

Vítor Batista