Vila Pouca de Aguiar teve casa cheia a assistir à fase final da Taça de Portugal em Basquetebol Feminino, que se realizou no passado fim-de-semana e contou com a participação das equipas do Santarém Basket, Olivais, Académico e Santo André.

O espectáculo dentro de campo esteve à altura, ou não estivessem em competição as melhores equipas nacionais da actualidade, e o público contribuiu para a festa.

Nos jogos das meias-finais, realizados no sábado, as equipas do Olivais Coimbra e do Santarém Basket garantiram vitórias sobre o Santo André (Barreiro) e o Académico (do Porto), respectivamente, e conquistaram o passaporte para a grande final. O Olivais encontrou maiores dificuldades para travar o Santo André, vencendo apenas por nove pontos de diferença (56-47), enquanto o Santarém Basket expressava no marcador o seu favoritismo, vencendo por um expressivo 81-49 a formação do Académico, curiosamente a única das quatro equipas que não milita na I Liga da modalidade.

O Santarém Basket apresentava-se no jogo da final como o grande favorito à vitória e procurava o seu segundo título da época, depois de já ter conquistado a Supertaça. Ao mesmo tempo, as escalabitanas partiam para o jogo moralizadas pelo facto de serem bi-campeãs nacionais da Taça de Portugal e de, actualmente, liderarem a classificação da Liga, onde procuram chegar ao título.

O jogo confirmou tudo o que se esperava, com o Santarém Basket a tomar o controlo dos acontecimentos e a conseguir cedo a vantagem na partida, que foi ampliando à medida que o tempo avançava. No final do desafio as jogadoras escalabitanas garantiam a vitória por 69-56 e ganhavam o direito de levantar o trofeu maior da competição.

Valorie Whiteside foi a jogadora em destaque no Santarém Basket, sendo considerada a mais influente no jogo da equipa, ao garantir 25 pontos e 14 ressaltos. Joana Ribeiro era outra das figuras do Santarém, tendo obtido 15 pontos para a sua equipa. Da parte do Olivais Coimbra a melhor jogadora foi Sara Ferreira, com 15 pontos.



PARTILHAR:

A hora de Verão tem início a 6 de Abril

Obra deverá ficar pronta em finais de Agosto