Tal como prometeu há cerca de um mês atrás, Castanheira Gonçalves apresentou agora aos associados do Chaves os elementos que irão constituir a comissão administrativa que se encarregará de gerir, a curto prazo, os destinos do clube. Assim, para além de Castanheira Gonçalves fazem parte dessa comissão administrativa Manuel Castro, João Paulo Ramos, Marcelo Delgado, João Pereira, Manuel Pires, Pizarro Bravo e Francisco Barros, para além dos elementos da Mesa da Assembleia Geral presidida por Fernando Campos e secretariada por José Moura e Rui Martins, eleitos na anterior sessão da Assembleia Geral de sócios.

Mas, ao mesmo tempo que ficaram a conhecer os elementos que compõem a comissão administrativa, os associados aprovaram por maioria a proposta apresentada por Castanheira Gonçalves para a constituição de uma sociedade anónima desportiva (com um voto contra e seis abstenções), que em breve dará os seus primeiros passos. No modelo aprovado, a SAD deverá Ter um capital social na ordem dos 750 mil euros. O Desportivo de Chaves terá uma quota mínima de 15% do capital, enquanto a Câmara Municipal de Chaves assegurará 25% desse mesmo capital. Os restantes 60% serão repartidos pelos associados e por outros investidores.

Castanheira Gonçalves reconhece que, \"embora os tempos sejam difíceis e se afigure muito complicado garantir que os sócios e outros investidores assegurem 60% do capital, este é o passo certo a dar. As exigências do futebol actual obrigam a que a gestão dos clubes seja feita de forma profissional. Só assim poderemos evitar que todos os anos se repitam os mesmos problemas de ordem financeira que possam comprometer seriamente a continuidade dos clubes\".

Procurar receitas

Tendo em conta a actual situação financeira de risco vivida pelo Desportivo de Chaves, a comissão administrativa irá procurar por no terreno várias formas de angariação de fundos para o clube. Durante o Verão, e a partir do próximo dia 17 de Julho, o clube irá abrir as portas do Estádio para a realização das tradicionais \"verbenas\", uma iniciativa que se irá repetir todas as quartas feiras até Setembro. Ao mesmo tempo, o Chaves tem em marcha a venda de bilhetes para o sorteio de um automóvel, a realizar no dia 21 de Agosto, que significará um encaixe financeiro extra.

A questão das quotas dos associados também não foi descurada. Assim, a comissão administrativa apresentou aos sócios uma proposta, que viria a ser aprovada, onde se prevê que associados pensionistas, com uma reforma abaixo dos 350 euros mensais tenham uma redução de 50% no valor da quota. As crianças e jovens beneficiarão também de um sistema de incentivo. Assim, crianças até aos 12 anos pagarão apenas 10 euros de quota anual, enquanto os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos pagarão 30 eutros. Em preparação está também um \"cartão familiar\" que visa uma redução na quota para casais associados do Desportivo de Chaves.

Equipa

quase formada

O plantel que representará o Desportivo de Chaves na II Liga na próxima temporada está praticamente formado. Castanheira Gonçalves confirmou que Rogério Gonçalves será o futuro técnico transmontano, confirmando também as contratações do defesa Jorge Neves (ex-Beira Mar), de Riça (ex-Covilhã), Carlitos (ex-Montalegre) e do médio defensivo brasileiro Valença (ex-Camacha). A estes poderá juntar-se o centrocampista Nilton, do Boavista, apesar do interesse conhecido do Marco no concurso do atleta. A estes reforços juntam-se as renovações de Carou, Raul Ochoa, Isidro e Kasongo, todos por mais dias épocas

Por preencher continua uma vaga de defesa central, já que o espanhol Ivan, que tinha tudo acertado para se transferir para Espanha, abortou a sua transferência \"sem apresentar qualquer motivo\", como explica Castanheira Gonçalves. Problemática parece estar a renovação do ponta de lança Juan Carlos, já que o espanhol recebeu um convite do Atlético de Madrid B, devendo o Chaves contratar mais um atleta para a frente de ataque.

O plantel fará a sua apresentação aos sócios no dia 15 de Junho, a que se seguem os habituais exames médicos e o estágio de pré-temporada, que este ano se realizará entre 22 e 27 de Junho, em Pedras Salgadas.



PARTILHAR:

Noticia de 1999

Camião TIR