Um problema mecânico pode estar na origem de uma avaria que provocou um acidente ligeiro com o avião da Aerocondor que assegura as viagens Bragança-Vila Real-Lisboa.

Na primeira viagem do dia, na manhã de anteontem, durante uma aterragem no aeródromo de Bragança, \"uma das rodas terá saído da pista, tendo atingindo os terrenos adjacentes\", admitiu o director comercial da Aerocondor, Fernando Lopes.

O incidente não teve consequências de maior, pois nenhum dos cinco passageiros ficou ferido. Ter-se-á tratado de um problema pontual, pelo que os responsáveis da empresa consideram que \"não há motivo para preocupações ou cautelas especiais\", garantiu Fernando Lopes.

No entanto, o acidente está a ser alvo de uma averiguação técnica no sentido de se apurarem as causas, que poderão estar relacionadas com problemas mecânicos no sistema hidráulico, ou com os ventos cruzados.

A aeronave envolvida no incidente operava há três anos e até agora nunca tinha tido problemas, mesmo assim já foi substituída. Os voos entre Trás-os-Montes e a capital continuaram a fazer-se sem interrupções.

A pista do aeródromo foi alvo de vários melhoramentos, mas continuam a faltar alguns equipamentos considerados essenciais, designadamente a certificação das ajudas de aproximação e a melhoria dos terminais para maior conforto dos passageiros.

Na próxima Páscoa, a Aerocondor vai continuar a voar para Paris-Agent. Estão já agendadas duas viagens por semana entre os dias 7 e 21 de Abril e prevê-se que a lotação esgote. Fernando Lopes admite que por enquanto seria \"um suicídio comercial a existência de viagens regulares\" entre Bragança e França. Os voos continuam a ser essencialmente procurados por emigrantes que viajam de França para Trás-os-Montes, em períodos de férias ou no Natal.

\"Em sentido contrário os transmontanos ainda não procuram o avião. No Verão, a empresa vai investir na região espanhola, vizinha de Bragança, para aumentar o número de passageiros\".



PARTILHAR:

Roubavam pedra

Apoio para associações