Futebol Robótico, FreeBots, Simulação 3D, Condução autónoma, Busca e Salvamento e CoSpace foram, apenas, algumas das competições em destaque no Festival Nacional de Robótica 2016. 

 

Promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança e organizado pela Sociedade Portuguesa de Robótica, decorreu entre 4 e 8 de maio na capital do nordeste o Festival Nacional de Robótica (FNR).

Depois da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2015, este ano foi a vez de Bragança receber a 16ª edição desta iniciativa de âmbito internacional.

Num evento que integra atividades como competições robóticas, um encontro científico, demonstrações e ateliers, o intuito é promover o espírito inovador e empreendedor das crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, procurando divulgar, também, a área da robótica junto do público em geral.

Com, sensivelmente, 500 participantes, o FNR 2016 incluiu alunos das escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior e investigadores nas áreas da robótica e automação. Cerca de 125 dos presentes, eram estrangeiros, oriundos de países tão distintos como Alemanha, Espanha, Japão, Irão, Eslovénia, Brasil, Turquia, Croácia, Holanda, México, entre outros.

De acordo com a organização, o recinto foi visitado diariamente, em média, por cinco mil pessoas, sendo que a entrada era gratuita. Nos dias 4 e 5 de maio, as equipas dedicaram-se aos treinos, entrando em competição somente entre 6 a 8 de maio, depois da cerimónia de abertura do FNR se ter realizado pelas 11 horas de sexta-feira passada. 

O FNR 2016 foi organizado em dois tipos de competição, júnior e sénior. Na competição sénior existem seis ligas: Futebol Robótico Médio; FreeBots; Simulação 3D; Simulação 2D; Condução autónoma; Robot@Factory. Enquanto que a competição júnior foi composta por 4 ligas: Busca e Salvamento; Futebol Robótico Júnior; onStage; CoSpace. 

No FNR efetua-se ainda o apuramento das equipas Portuguesas para o RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

“Este é um evento realizado anualmente, já existe desde o ano 2000, e este ano tivemos o privilégio de o acolher em Bragança. É composto por diversas competições robóticas, desde as mais juniores até às seniores. Existem cerca de nove competições e em cada uma os robôs têm determinadas tarefas que devem cumprir”, começou por explicar o presidente da Comissão de Organização.

“Para os mais juniores, temos Busca e Salvamento, onde os robôs têm de encontrar uma vítima e resgatá-la, temos o Futebol Robótico Júnior, onde existem dois robôs que jogam futebol numa equipa contra a outra, temos para os seniores, FreeBots, que é uma competição livre, onde cada equipa traz uma ideia em que o robô desempenha uma determinada tarefa, temos o Robot&Factory que é uma prova realizada num chão semelhante a uma fábrica onde os robôs têm de transportar materiais de um lado para o outro e, depois, temos a mais mítica de todas que é o Futebol Robótico Sénior, em que cada equipa é constituída por 4 jogadores, mais o guarda-redes, e os robôs são completamente autónomos, mas comunicam entre si e tomam decisões”, continuou José Lima, fazendo questão de salientar que, em todas as competições, os robôs são “completamente autónomos”.

Para o docente do Instituto Politécnico de Bragança, a robótica em Portugal tem conseguido acompanhar o que de melhor se faz lá fora. “Temos o exemplo do Futebol Robótico, onde a equipa de Aveiro, Cambada, está em segundo ou terceiro a nível mundial”, salientou o, também, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

O distrito de Bragança esteve representado por uma equipa do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Bragança na competição Busca e Salvamento. Em paralelo, decorreu a conferência IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, que contou com a presença de vários investigadores da área científica. 

O FNR é um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Robótica, uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é o de promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as aplicações na área da robótica.  

 

Fotos e tabela com os resultados dos vencedores nas várias competições:

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mais de 300 milhões para Trás-os-Montes

Nas primeiras 24 h passaram pelo Túnel do Marão 17 882 veículos.