Cerca de 680 pessoas, entre crianças e cidadãos portadores de deficiência encheram o pavilhão municipal, num evento desportivo que trouxe a Bragança a “Tour Megacracks” Futsal Inter Movistar.

 

Um dos maiores eventos de cariz social em Espanha saiu do país pela primeira vez e Bragança foi a cidade escolhida. Esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, entre as 10h30 e as 12h30, o Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira encheu-se de alegria e boa disposição com cerca de 600 crianças e 80 cidadãos portadores de deficiência a fazerem um treino de futsal com a equipa atual campeã de Espanha e de uma das mais importantes provas internacionais, a UEFA Futsal Cup ou Campeonato Europeu de Clubes.

Mas entre os atletas da equipa Inter Movistar, considerado um dos clubes de futsal de topo do planeta, a estrela maior foi o português Ricardinho, eleito por cinco vezes o melhor jogador do mundo de futsal. Foi ele a roubar todas as atenções, sobretudo, no final do evento, quando rodeado por dezenas de crianças que, ora queriam um autógrafo, ora queriam uma fotografia com o craque, só conseguiu abandonar o recinto com a ajuda de alguns dirigentes do clube espanhol.

Apesar do sucesso da iniciativa e do balanço ter sido extremamente positivo, o presidente da Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira, uma das principais entidades responsáveis pela vinda da equipa do Inter Movistar, ressalva o facto de esta data não sendo a ideal, foi a possível. “A data ideal seria no início de época, em setembro, mas isso não foi possível porque eles têm imensas solicitações, eles fazem estes eventos por toda a Espanha e é uma equipa profissional, portanto, não foi fácil chegar a acordo com eles. E depois era a primeira vez que saíam de Espanha e, naturalmente, estavam com algum receio, assim como nós porque fazermos isto no primeiro dia de férias, claro que a mobilização não correu como nós queríamos”, explicou Carlos Santos, para quem “teria sido mais fácil atrairmos mais crianças se estivessem em época de aulas”. No entanto, “o município empenhou-se e nós também, fizemos convites em tudo que era sítio e acho que o saldo é positivo”, reconhece.

Na verdade, esta iniciativa teve origem nos contatos realizados pela direção da Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira, que depressa chegou à conclusão que seriam necessários outros apoios, nomeadamente, institucionais, para fazer face aos elevados custos de organização de um evento desta envergadura. “Isto começou connosco a fazer os contatos iniciais e a desbravar caminho, mas, a dada altura, isto foi uma caminhada conjunta”, revela o responsável, que destacou o papel preponderante da Câmara Municipal de Bragança, até porque sem o contributo da autarquia “isto não teria sido possível porque a logística é demasiado pesada”.

No final, “os miúdos estão contentes e acho que foi um sucesso, pelo menos é a sensação que eu tenho. Em função dos sacos que tínhamos para distribuir e daquilo que restou, nós calculamos que tenham estado aqui 680 pessoas, sensivelmente, entre garotos e as IPSS`s (Instituições Particulares de Solidariedade Social). Garotos foram cerca de 600, talvez tenha passado um bocadinho, que era o mínimo, já que o Inter queria entre 600 a 800 crianças”, resumiu Carlos Santos, que abre a possibilidade a um regresso da equipa do Inter Movistar.  “Em conversa que tive com eles ficou a porta aberta para fazermos isto numa outra altura do ano e aí teria mais interesse porque eles viriam não só a fazer isto como, também, um jogo com uma equipa daqui e teria sido fácil para nós este ano termos trazido o Arnaldo e a sua equipa de Itália, pois estavam disponíveis para vir”, declarou o presidente da Escolinha de Futsal ao Diário de Trás-os-Montes.

 

Quase 700 pessoas, entre miúdos e graúdos, puderam aprender com os melhores ao verem de perto o funcionamento e as práticas de treino de um dos melhores clubes profissionais de futsal do planeta.

 

Também o representante institucional da equipa espanhola admitiu ao Diário o interesse da equipa espanhola em regressar a Bragança. “A verdade é que correu tudo muito bem, a viagem também é muito cómoda e queremos agradecer, também, à câmara por ter facilitado tudo para nós e sim, estamos dispostos a vir no ano que vem se aqui em Bragança também quiserem a nossa presença”, asseverou Luís Amado, no final do evento desportivo de cariz solidário.

Quanto ao balanço, o também diretor da “Tour Megacracks” declarou que “o balanço foi muito positivo na primeira vez que saímos de Espanha com a “Tour Megacracks” e o nosso destino foi logo Bragança. Já fazemos isto há 10 anos e estou muito contente por termos decidido vir até aqui, até porque foi tudo muito fácil, os jogadores também gostaram muito e vimos pela reação das crianças que elas também ficaram satisfeitas”.

Num evento destinado a crianças dos 5 aos 16 anos e a pessoas portadoras de deficiência de todo o distrito de Bragança que, desta forma, puderam ter contacto direto com alguns dos seus ídolos como Ricardinho, Borja, Solano, Pola, Serginho e Elisandro, o presidente da Câmara Municipal, entidade que tornou o sonho da vinda da equipa Inter Movistar a Bragança possível, marcou presença no arranque de um evento inserido, também ele, no programa de “Terra Natal e de Sonhos”, uma iniciativa que marca a quadra natalícia por terras do nordeste e que ganha consistentemente e cada vez mais um caráter solidário. “Termos hoje a equipa Inter Movistar, na primeira vez que sai de Espanha e tendo vindo logo aqui à nossa cidade com toda esta envolvência que traz para as crianças, para as pessoas com deficiência e trazer estes craques todos a Bragança é, de facto, um momento alto daquilo que tem a ver com a atividade desta época natalícia, mas, também, da parte desportiva propriamente dita”, exprimiu Hernâni Dias, enaltecendo a “cooperação entre a Câmara Municipal de Bragança e a Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira, conjuntamente com a Federação Espanhola, nomeadamente, em Zamora, com gente amiga que proporcionou a vinda desta equipa fabulosa”. Contudo, o edil brigantino reconhece não ter sido fácil, “mas a verdade é que com alguma persistência e capacidade de persuasão tudo é possível”. E pela reação das crianças e de todos os envolvidos, uma coisa é certa, esta iniciativa valeu realmente a pena e todos aguardam, ansiosamente, que no próximo ano a mesma se repita, desta vez, com um jogo das estrelas de futsal.

 

RICADINHO - Jogador profissional de futsal e eleito por cinco vezes como o melhor jogador do mundo

"É a primeira vez que saímos além-fronteiras e para mim, em Portugal, é muito melhor porque falo a minha língua, sinto-me em casa e, além do mais, estamos a participar neste evento para ajudar, para que estas pessoas tenham uma oportunidade de estarem com os ídolos que veem na televisão. Somos uns afortunados por estarmos aqui, temos esse privilégio de podermos jogar com eles e, pelo menos, até agora estamos todos felizes. Eu até acho que me estou a divertir mais que eles! Acima de tudo é podermos dar-lhes esta alegria, este dia diferente. Porque é como eu disse, uma coisa é tu veres os jogadores na televisão, outra coisa é poderes estar em contato com eles, por isso, quero dar os parabéns à Câmara Municipal de Bragança e à Escolinha do Arnaldo Pereira que, também, ajudou para que a gente viesse cá e espero que tenham desfrutado tanto como nós."

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Bragança com Resonance na pista de dança

ICNF tenta minimizar impactos no Parque do Douro Internacional