Foram dez os clubes de futebol profissional da I e II Liga que se reuniram na passada Sexta-feira em Chaves, num encontro que teve como principal ponto de discussão as conclusões e consequências da reunião de Coimbra do grupo G36, apresentando, no final da reunião, um pedido à Liga de Clubes para que esta crie as condições que permitam a realização de eleições antecipadas para os órgãos do organismo que superintende o futebol profissional em Portugal.

Para além do Desportivo de Chaves, clube anfitrião do evento, representado por Baltazar Ferreira, estiveram presentes, Dias da Cunha, presidente do Sporting, Pinto da Costa, do FC Porto, Pimenta Machado, do Guimarães; Fernando Oliveira, do Braga, a Académica, Leça, Paços de Ferreira, Alverca e Belenenses. Penafiel e Farense fizeram-se representar pelo Porto e pelo Sporting, respectivamente.

No final da reunião, foi lido um comunicado, onde os clubes consideram que a resposta da Liga, nomeadamente da direcção e do seu presidente, em relação à solicitação da reunião do G36 realizada em Coimbra, "consistiu numa habilidosa e repugnante ressurreição de dois ingénuos demissionários [Estoril e União de Leiria], que já não eram convocados há anos. Constata-se que, com este comportamento generalizado, os referidos órgãos estão desesperadamente agarrados ao poder, que cada vez menos legitimamente ocupam". Por esta razão, segundo os responsáveis dos clubes reunidos em Chaves "continuam válidos os pressupostos que aconselham a necessidade de eleições antecipadas até Fevereiro de 2002".

Para permitir a preparação da nova época 2002/2003, os clubes reunidos em Chaves decidiram prosseguir os seus objectivos de forma a "congregar e não a dividir os clubes de futebol profissional", convidando os órgãos sociais da Liga a criarem as condições que permitam a realização de eleições antecipadas, "imperativamente até Janeiro de 2002", apresentando a respectiva renuncia e, caso assim o entendam, candidatando-se a novo mandato.

Nesta reunião, ficou também registada a proposta apresentada pelo FC Porto, que visa a aprovação de um fundo de apoio aos clubes da II Liga de Futebol (nomeadamente através de uma melhor distribuição das receitas televisivas), tendo sido mandatados o Chaves, o Leça e a Académica, para auscultar as restantes colectividades da II Liga em relação à futura regulamentação desse mesmo "fundo".

Os clubes reunidos em Chaves manifestaram igualmente a sua preocupação pelo facto de a Liga ainda não ter assinado o protocolo com a Federação respeitante à época desportiva em curso, segundo informação que, garantem, lhes foi transmitida pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl.

A próxima reunião do G-36 ficou agendada para o dia 18 de Janeiro e deverá ser realizada em Alverca.



PARTILHAR:

O costume

Num jogo com muitos golos