O partido ecologista «Os Verdes» (PEV) querem que o Governo requalifique as linhas do Douro e do Tâmega por considerarem que, num momento de crise económica e ambiental, o transporte ferroviário é estratégico.

Num projeto de resolução entregue na sexta-feira na Assembleia da República e hoje divulgado, \"Os Verdes\" recomendam ao Governo que proceda às obras de remodelação e eletrificação da Linha do Douro, troço Caíde-Marco de Canavezes, à remodelação das estações do Marco, Livração e Vila Meã e também à requalificação da Linha do Tâmega.

\"Numa altura de crise económica e ambiental profunda, os transportes públicos, nomeadamente o transporte ferroviário, devem assumir-se como um pilar fundamental de uma estratégia para um desenvolvimento que alivie a nossa fatura energética, que promova o emprego e que facilite a mobilidade das pessoas, o que não tem vindo a acontecer\", lê-se no projeto de resolução.

Para o PEV, é \"absolutamente fundamental\" criar condições para que as pessoas optem pelos transportes públicos e \"deem preferência à ferrovia\".

O partido defende ainda que o investimento naquelas linhas é \"essencial para desenvolvimento da região norte\".

Esses investimentos \"são absolutamente necessários para o desenvolvimento da região norte, para a melhoria da mobilidade das populações, para a redução das assimetrias entre o litoral e o interior e também porque vão permitir cativar um conjunto de investimentos capazes de potenciar o desenvolvimento da região que apresenta níveis de pobreza e desemprego dos mais elevados do País\", frisa o PEV.



PARTILHAR:

Devido ao mau tempo

Conhecimentos da língua inglesa