Município brigantino celebra o Dia Mundial do Turismo com um encontro entre responsáveis de diversos Postos de Turismo de Portugal e Espanha, que incluiu uma visita guiada ao património material e natural da região. 

 

A Câmara Municipal de Bragança decidiu antecipar por um dia a comemoração do Dia Mundial do Turismo, que acontece, oficialmente, a 27 de setembro. Assim, um dia antes, segunda-feira, teve lugar o encontro de responsáveis de Postos de Turismos de Portugal e Espanha. Os mais de vinte convidados pela autarquia, entre os quais, os responsáveis dos postos de turismo de Zamora, Puebla de Sanabria, Fermoselhe,  Centro do Lobo Ibérico da Sanabria, Casa do Parque da Sanabria, Verin, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vimioso, Mirandela e Mogadouro, começaram a jornada bem cedo, pelas 9 horas, com um passeio pela cidadela de Bragança.

Seguiram-se visitas guiadas a locais de óbvio interesse turístico como ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje, ao Museu Abade de Baçal e ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Depois, houve um almoço num conhecido restaurante da cidade que serviu, sobretudo, para retemperar forças e fortalecer os laços entre os vários convivas, após o qual teve lugar uma visita ao Posto de Turismo Municipal.

Concluída a visita ao património material, que ostenta o imaterial e que, por sua vez, carateriza o concelho e a cidade que nele habita, os responsáveis puderam desfrutar da natureza ao iniciarem em Gimonde o Percurso pedestre do Malara, findado o qual os participantes tiveram direito a um lanche tradicional.

Naquele que se quis um encontro informal, a edilidade pretendeu, essencialmente, mostrar as potencialidades do território, bem como “conhecer, aprofundar e reforçar os laços entre todos”, de forma a incrementar as possibilidades de promoção turística e, consequentemente, o aumento do número de visitantes em Bragança.

“Trata-se de proporcionar aqui um intercâmbio entre os vários responsáveis dos postos de turismo de Portugal e Espanha como forma de incentivar a cooperação e, também, o conhecimento daquilo que mais relevante existe dos dois lados da fronteira sob o ponto de vista da promoção turística”, começou por explicar o anfitrião do encontro e presidente da Câmara de Bragança.

Segundo Hernâni Dias, a ideia é “reforçar as ligações que já existem”, nomeadamente, os “laços transfronteiriços” com o intuito de “captarmos mais turistas não só para o nosso concelho como, também, para a região”.

Para o edil, é prioritário continuar uma política de aposta na vertente turística, até porque esta tem vindo a ganhar cada vez mais expressão, acabando por contribuir, marcadamente, para o desenvolvimento económico do próprio interior norte do país. “Os visitantes acabam sempre por deixar aqui algum dinheiro e ao fazê-lo, no fundo, promovemos a atividade comercial e económica, tornando o território mais conhecido e dinâmico”, concluiu o autarca brigantino, em entrevista à comunicação social.

Representados, sensivelmente, sete postos de turismo no encontro ibérico, as opiniões foram unânimes: encantados com a cidade, com a região e, sobretudo, com o saber receber do executivo e do povo transmontano. “Tem sido um encontro fantástico! Primeiro, porque descobrimos coisas de Bragança que eu também desconhecia, apesar de não ser a minha primeira vez aqui, e tem sido um encontro muito positivo entre os vários postos de turismo”, referiu a diretora do Posto de Turismo de Zamora, Estrella Torrecilla, visivelmente satisfeita pela forma como decorreu toda a iniciativa.

 



PARTILHAR:

"A Queda dum Anjo" traduzido para língua mirandesa

Academia Idade Maior/Idade Melhor regressa a Macedo