O valor total das candidaturas prevêem um investimento de cerca de dois milhões de contos. Mesmo assim outras continuam em preparação para apresentar nos serviços do IFADAP" nos próximos tempos.

A região do Douro, em particular os concelhos de Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, sofreu elevados prejuízos com a destruição de muros, caminhos, vinhas e outras infra-estruturas em resultado das intempéries.

Segundo o presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, "das cerca de 1.200 candidaturas entregues até hoje no IFADP, a Casa do Douro contribuiu com pelo menos 900".

Manuel António dos Santos prevê que existam ainda mais candidaturas a apresentar pelos agricultores, uma vez que há quatro meses houve sete mil participações de sinistros.

Todos os agricultores que queiram apresentar candidatura podem fazê-lo até 30 de Julho.

Para Manuel António dos Santos, a entrega daquelas candidaturas foi o culminar de processo que se revelou "complexo e burocratizado". "A complexidade e extensão dos impressos e as burocracias a vencer não se coadunam com as realidades sociais desta região, pois são muito difíceis de preencher, exigem muita documentação e que todas as propriedades estejam devidamente inscritas nas finanças", salientou o presidente da instituição.

A queixa deriva, justifica, do facto de aquela não ser a realidade sociológica da região pois a maior parte das propriedades minifundiárias continuam, em muitos casos, como há 100 anos, sem partilhas ou divisões pelos devidos herdeiros.

Mas, para o Manuel António dos Santos, o que é importante é que o Douro se mobilizou para reconstruir e recuperar tudo o que o mau tempo estragou. E considerou que, quando o Douro pretende ser elevado à condição de património da Humanidade, "é importante que se facilitem as questões".

António Breia, presidente da Adega Cooperativa de Murça, afirmou que no seu concelho os pre-juízos causados pelas intempéries ainda não foram vistoriados, o que está a impedir a elaboração dos processos de candidatura às comparticipações para a recuperação das vinhas.



PARTILHAR:

Cuidados intensivos móveis

Montalegre recebe o Beira Mar