Pista de gelo natural coberta com “funtrack”, Casa do Pai Natal, comboio infantil, carrocel, Mercadinho de Natal, entre várias outras atividades como “Natal a Pedalar Solidário”, concertos, workshops, teatro e exposições marcarão, indelevelmente, a quadra natalícia na cidade brigantina.

 

Vindo diretamente da Lapónia, o velhinho vestido de vermelho e de longas barbas brancas está já a caminho de Portugal, viajando, depois, com toda a sua comitiva natalícia para a cidade mais a norte do país a 1 de dezembro, onde terá uma casa à sua espera na Praça Camões, em pleno Centro Histórico que, aliás, será o epicentro de todas as atividades programadas para esta quadra festiva.

Com chegada prevista para as 16h30 de sábado na Praça Cavaleiro Ferreira, o Pai Natal, enquanto anfitrião da festa, representará o papel principal na inauguração da “Terra Natal e de Sonhos”. Outro momento alto acontecerá momentos depois, por volta das 17h30, aquando do acender da iluminação natalícia na Praça da Sé.

Numa festa que se prolongará até ao dia 6 de janeiro e que vai já na sua quinta edição, serão muitas as atividades que brigantinos e visitantes poderão usufruir. À semelhança do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, a pista de gelo natural coberta, de 300 metros quadrados, assumirá grande parte do protagonismo na época que se avizinha. Desta feita, no entanto, destaque para a “funtrack”, um corredor de gelo que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos. De salientar que cada entrada na pista no valor de um euro equivale a vinte minutos de felicidade. Uma módica quantia, até porque as receitas reverterão, na sua totalidade, para as Associações Humanitárias de Bombeiros de Bragança e Izeda.

Além da já célebre pista de gelo, a Praça Camões albergará a Casa do Pai Natal e um Mercadinho de Natal, uma das novidades desta edição, onde será possível assistir a concertos, degustar as iguarias da época ou, simplesmente, provar um chocolate quente num espaço que é, também, aquecido.

Com um espaço de animação permanente, onde se destaca, ainda, o comboio infantil, a mini roda, o carrossel, os baloiços, outras atividades lúdicas terão lugar. Assim, workshops, peças de teatro, oficinas de leitura criativa e exposições decorrerão um pouco por toda a cidade.

 

A não perder no Mercado Municipal de Bragança, a exposição "A Nossa Cidade Natal em Lego", aberta ao público nos dias 1, 8 e 15 de dezembro, com peças das coleções privadas de Fernando Pimparel e Miguel Pimentel Miranda

 

“Ao longo destes últimos cinco anos, Bragança, Terra Natal e de Sonhos é um evento que tem vindo a marcar de forma positiva aquilo que é a dinamização do centro histórico da cidade”, assegura o edil brigantino, “sendo que o que acaba por trazer mais gente é a pista de gelo, este ano com a novidade da funtrack, para que as pessoas tenham, também, mais oportunidade de patinar e consigam fazê-lo até no exterior sem cobertura”, continua.

“Para além da Banca na Praça aos sábados na Praça da Sé, teremos várias iniciativas solidárias e de âmbito desportivo como o Natal a Pedalar, um trail e uma caminhada”, exemplifica Hernâni Dias, referindo, ainda, a exposição de legos no Mercado Municipal “que vale a pena visitar”, o concurso das montras de natal, este ano, “provavelmente, com um crescimento bastante significativo” e o concurso de presépios.

Notoriamente, já imbuído num completo espírito natalício, o autarca brigantino menciona, ainda, que a animação de rua será uma constante com, só a título de exemplo, “variadíssimos grupos corais e outros que vêm de fora como o Coro do Politécnico do Porto e da Guarda, bandas filarmónicas e o Conservatório de Música e Dança de Bragança”.

 

NOTA: As últimas três fotografias, da autoria de Rui Jorge Coelho, referem-se à Conferência de Imprensa de apresentação da iniciativa "Bragança, Terra Natal e de Sonhos", que teve lugar na manhã do dia 26 de novembro no Salão Nobre do Município.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Autorizada despesa para concessão da ligação aérea Bragança Portimão

Taça de Portugal: Montalegre recebe o Benfica e o Chaves vai ao Aves