Os presidentes dos municípios de Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro e Freixo mostram-se \"mais confiantes\" em relação ao futuro das ligações interconcelhias que ligam aqueles concelhos a Bragança.

José Rodrigues, presidente da Câmara de Vimioso, garante mesmo que \"o problema do rato de Cabrera está ultrapassado\". Esta situação criou embaraços nos Estudos de Impacte Ambiental (EIA) da ligação de Vimioso a Outeiro, por ali alegadamente existir uma colónia de \"um rato tão importante\".

De recordar que as obras no troço de Vimioso a Outeiro estão prometidas desde 1995. No entanto, o projecto foi travado devido à alegada descoberta de uma colónia de ratos \"cabrera\", uma espécie de roedores protegida.

O troço, com cerca de dez quilómetros de extensão, é considerado \" fundamental\" para ligação dos concelhos mais periféricos da região nordestina face à capital de distrito, como é caso de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.

\"Os técnicos da empresa Estradas de Portugal estarão no local ainda esta semana, para fazer alguns levantamentos, para que, eventualmente, se possa dar andamento ao EIA\", disse José Rodrigues.

Para já, a hipótese mais provável para um novo traçado entre Vimioso e Outeiro será a que passará junto a Pinelo, sendo esta a melhor solução não só do ponto de vista económico, mas a que mais bem servirá os restantes concelhos. Uma solução já apresentada a Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas. Por seu lado, Morais Machado, autarca de Mogadouro, já disse que o troço da EN-219 que liga Mogadouro a Algoso (Vimioso) é encarado \"como prioritário\" pelo Governo no contexto das ligações interconcelhias no distrito de Bragança.

De salientar que a EN-219 é o principal corredor para os veículos de socorro que se dirigem dos concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro em direcção ao hospital de Bragança. As muitas curvas, aliadas a um piso em mau estado, fazem da via uma autêntica tormenta para os doentes e sinistrados.



PARTILHAR:

Biomassa sem apoio da UE

Por incumprimento dos prazos