Mesmo assim, os pilotos aproveitaram a etapa para, livres das pressões da classificação, fazerem dela a prova da sua consagração. José Rodrigues, o único piloto a conseguir um título no Todo-o-Terreno para a Toyota na presente temporada, voltou a demonstrar o porque de ser um dos melhores da modalidade e o mais forte entre o seu agrupamento. Apesar de não ter forçado o andamento, procurando apenas concluir a prova, Rodrigues viria a terminar a etapa de Castelo Branco na sexta posição à geral e segundo entre os T2.

A equipa Toyota, moralizada com a conquista do título no T2 e com a recente vitória de Filipe Campos na Baja Porta da Ravessa 500/Portalegre, partia para a última etapa do campeonato com esperanças redobradas, procurando que a prova de Castelo Branco fosse uma espécie de "redenção" em relação ao campeonato menos conseguido. Talvez por isso os pilotos tivessem preferido não arriscar demasiado, em favor de uma boa classificação colectiva.

No prólogo, José Rodrigues, acompanhado como habitualmente por Armando Veiga, não "apertou" ao máximo, acabando por terminar num modesto 13º lugar à geral. O piloto de Murça confessava, no final do prólogo, que, mesmo assim, iria tentar vencer a categoria. "Não vai ser nada fácil, até porque a concorrência está a andar forte. O mais importante é que a Toyota saia de Castelo Branco com um bom resultado", comentava Rodrigues.

Já no decorrer da prova, os campeões nacionais do Agrupamento T2 imprimiram um outro andamento ao Toyota Land Cruiser e conseguiram imiscuir-se na luta pelos primeiros lugares da classificação, terminando na sexta posição à geral (e segundo entre o agrupamento), depois de terem recuperado vários lugares. José Rodrigues garantiu mesmo que, caso não tivessem que rodar no pó dos pilotos que precediam o Toyota Land Cruiser no percurso o resultado poderia ter sido outro. "Não foi fácil, sobretudo no primeiro sector selectivo, onde apanhamos muito pó, daí que tenhamos perdido a possibilidade de discutir a vitória na categoria. Apesar de tudo, foi o culminar de uma época bastante gratificante do ponto de vista pessoal, onde atingimos o nosso maior objectivo, que passava pela conquista do título no Agrupamento T2", comentava José Rodrigues no final da prova.

Esta foi, indiscutivelmente, a melhor época de José Rodrigues depois do "brilharete" conseguido em 1997, altura em que juntou ao título de campeão do T2 o de vice-campeão nacional absoluto de Todo-o-Terreno.

O Rali TT de Castelo Branco viria a ser ganho pela Nissan Pick-Up de Rui Sousa, depois de ter realizado uma prova verdadeiramente espectacular, enquanto a dupla João Vassalo/Miguel Ramalho levava a sua Mitsubishi Strakar ao segundo lugar do podium e o Nissan Patrol GR de Paulo Martins garantia a terceira posição.



PARTILHAR:

No centenário do seu nascimento

Da ESEB à Praça da Sé