Os deputados do PSD por Bragança questionaram o Governo sobre a falta de terapeutas para alunos com necessidades especiais nos agrupamentos de escolas de Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, no Nordeste Transmontano, foi hoje divulgado.

Numa pergunta apresentada na segunda-feira na Assembleia da República, os parlamentares Isabel Lopes e Adão Silva questionam o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sobre “as dezenas de alunos sem terapeutas da fala, ocupacionais e fisioterapeutas" e querem saber os motivos que justificam a ausência de equipas multidisciplinares naquelas escolas do distrito de Bragança.

Os eleitos pelo PSD sustentam que a “educação inclusiva visa promover uma efetiva escola inclusiva, onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontrem respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social”.

Neste âmbito, defendem, “as equipas multidisciplinares assumem um papel importantíssimo no desenvolvimento global dos alunos, com multiplicidade de formações e funções, onde cada elemento tem a sua responsabilidade assumida e sabe da importância dos restantes intervenientes neste processo”.

Na exposição feita ao Governo, o PSD salienta que “os alunos afetados têm necessidades educativas especiais, alguns com espetro de autismo e multideficiência e, até ao momento, estão sem apoio por parte de técnicos especialistas adequados”.

Na iniciativa parlamentar, os deputados perguntam se “o Governo conhecimento de que no distrito de Bragança há agrupamentos escolares, que desde o início do presente ano letivo, estão sem terapeutas da fala, ocupacionais e fisioterapeutas”.

Querem ainda saber “que justificação oferece o Governo” para esta situação “gravíssima”, por colocar “os alunos mais vulneráveis sem este apoio".

Os deputados do PSD por Bragança pedem ainda ao Ministério da Educação que aponte quais as soluções que tem para inverter esta situação.



PARTILHAR:

Obras no Bairro Fundo Fomento abrem "guerra" entre PS e PSD

Multa de 750 euros por caçar pintassilgos