O PSD tornou-se hoje na força partidária maioritária no plano autárquico no Distrito de Bragança com a conquista de mais duas câmaras, passando a gerir sete dos 12 municípios da região.

O partido era o que mais presidentes tinha na região impedidos de se recandidatarem pela lei da limitação de mandatos, cinco dos seis presidentes, mas conseguiu segurar praticamente todas as câmaras nestas condições apostando nos vice-presidentes.

A exceção foi para Mogadouro que perdeu para o PS com a diferença de um voto.

Na capital de distrito, Bragança, Hernâni Dias obteve 47,24% dos votos, mantendo os resultados históricos do antecessor Jorge Nunes, que liderou a autarquia 16 anos.

O PSD segurou também as outras duas maiores autarquias da região, as de Macedo de Cavaleiros e Mirandela, e conquistou ao PS Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Os sociais-democratas mantiveram ainda Vimioso e Carrazeda de Ansiães.

O PS perdeu terreno passando de seis para cinco autarquias e só conseguiu manter Vila Flor, entre as autarquias onde os atuais presidentes não podiam recandidatar-se.

Nos municípios onde os autarcas socialistas voltaram a votos foram reconduzidos, nomeadamente Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Vimioso.

A estas câmaras, o PS soma agora a de Mogadouro liderada há 12 anos pelo PSD.



PARTILHAR:

Portugal é dos países da OCDE com mais emigrantes

Perderam Freixo e Moncorvo