Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança tem estado a desenvolver desde o ano lectivo 2004/2005, através dos alunos finalistas do curso de Engenharia Mecânica (EM), o projecto de um veículo destinado à participação na prova Shell Eco-marathon, a qual se realiza anualmente em França e onde se pretende percorrer o maior número de quilómetros com apenas um litro de combustível. Esta prova tem também como objectivo promover nos jovens a consciência ambiental e incentivar o surgimento de ideias inovadoras com vista à melhoria da sustentabilidade do sistema de transportes moderno.

De referir que no ano de arranque do projecto, os ex-alunos de EM Carlos Mesquita e Luís Correia ganharam uma menção honrosa no concurso educacional SolidWorks 2004, pelo trabalho desenvolvido ao nível da integração de ferramentas de análise estrutural, de dinâmica multi-corpo e aerodinâmica.

Durante os dois últimos anos lectivos os alunos finalistas de EM Sérgio Brites, Tiago Cruz, Carlos Mesquita e José Santos trabalharam na definição e construção do chassis e sistemas de transmissão de potência do protótipo, denominado ECO-ESTIG. Neste momento, os finalistas Duarte Silva, Rui Torres e Carlos Rodrigues, do curso de EM, encontram-se a ultimar a construção da carroçaria do veículo com vista à participação na edição de 2008 da prova com o nº 109.

No dia 19 de Maio (segunda-feira) haverá uma demonstração da performance do protótipo ECO-ESTIG pelas 15 horas no campo de futebol dos Serviços de Acção Social do IPB.

A equipa ECO-ESTIG partirá para França a 20 de Maio para participar na prova que decorre de 22 a 24 no circuito de Nogaro. Como pilotos, a equipa conta com a participação do aluno João Moreira (EM) e Patrícia Mota (Engenharia Biomédica), e como patrocinadores as empresas Brigantauto, Farboque, Mecatermica, Auto Comercial Ouro e Moto Frias.



PARTILHAR:

Candidata a Património Mundial

Jovem de 18 anos