Cerca de 20 reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda estão a colaborar com a Câmara Municipal de Bragança na limpeza de florestas e manutenção de espaços verdes, equipamentos municipais e arranjos urbanísticos em todo o concelho.

Dez reclusos integram uma brigada de limpeza que procede à manutenção dos espaços verdes da cidade, bem como à limpeza de bermas de estradas e matos em todo o concelho.

Apesar de estarem integrados no chamado regime aberto do sistema prisional, estes reclusos ainda são vigiados durante aquelas actividades por guardas prisionais, mas de forma subtil, para passarem despercebidos e não criarem qualquer tipo de estigma social.

Os restantes estão integrados nas equipas de trabalho da própria autarquia, sem vigilância, e dedicam-se a realizar vários trabalhos, nomeadamente arranjo e construção de passeios, marcação de sinalização horizontal nas ruas, e outros trabalhos de manutenção dos espaços públicos na área urbana e rural.

Este é o quarto ano em que a Câmara Municipal de Bragança emprega reclusos dos estabelecimentos prisionais do distrito. A autarquia assinou um protocolo com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais em 2004, no sentido de os presos em regime aberto serem contratados pelo município para realizar este tipo de tarefa, proporcionando-lhes uma ocupação do tempo a troco de um vencimento, que lhes poderá ser útil quando deixarem a cadeia.

O projecto teve início com a criação de uma brigada que procedeu à limpeza de uma área florestal de 17 quilómetros, na Serra da Nogueira.

\"Foi um projecto concluído com sucesso, visto que contribuiu para a reinserção social dos presos e deverá manter-se em funcionamento\", explicou ao JN fonte do Estabelecimento Prisional de Bragança.

Na altura, a ideia da brigada de limpeza das florestas foi considera pioneira e exemplar em todo o país.

Entretanto, as tarefas foram alargadas e este ano os reclusos têm realizado serviços de limpeza junto a estradas e espaços urbanos, nomeadamente a área junto ao castelo de Bragança e proximidades do espaço Polis.



PARTILHAR:

Vinhais renova Largo do Arrabalde

Quais as razões?