O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) está entre as primeiras 100 instituições de Ensino Superior europeias que mais trocam população escolar no âmbito do Erasmus, um programa de mobilidade de alunos e professores.

Este ano lectivo, estão envolvidos naquele programa cerca de 300 estudantes e 90 docentes, dos quais 150 são jovens de vários países europeus que vieram estudar para Bragança, a maioria vem de Espanha, Itália e Grécia, mas as deslocações dos países de Leste estão a aumentar, nomeadamente da República Checa, Lituânia e Eslovénia.

Do Politécnico, partiram 170 estudantes com destinos a várias universidades da Europa. Em cerca de cinco anos, o IPB passou de 10 alunos em intercâmbio para 300. \"Tratou-se de um crescimento exponencial, que também está relacionado com o financiamento disponível\", referiu Luís Pais, vice-presidente do IPB.

No ano lectivo 2007/2008, todo o Programa Erasmus tem um financiamento superior a 225 mil euros e mais de 130 mil euros para os programas intensivos. Os números da população envolvida na mobilidade poderão aumentar nos próximos anos, \"porque há interesse de alunos estrangeiros em virem para o Politécnico de Bragança e dos nossos alunos conhecerem outras instituições estrangeiras\".

Palestras e seminários

Os intercâmbios fazem parte de uma das apostas da instituição de ensino ao nível da internacionalização, \"porque é importante que a instituição não se feche em si, tem de se colocar a nível europeu\".

A quarta edição da semana Erasmus está a decorrer até sexta-feira, em Bragança, com a presença de 50 docentes de 15 países da União Europeia, que farão palestras e seminários, com o objectivo de potenciar a vinda de docentes de outros países.



PARTILHAR:

dias 2 e 3 de Agosto

Habitações sociais