O Aeroclube de Bragança comemora no domingo 50 anos com um convite à população para ver os aviões durante a festa programada para o aeródromo municipal em que participam pilotos portugueses e espanhóis.

O programa das comemorações inclui aeromodelismo, acrobacia aérea e voos para o público e assinala o encerramento do Raid Aéreo do Noroeste Ibérico, que há dez anos junta pilotos de Portugal e Espanha num passeio de avião por várias localidades dos dois países.

Este raid resulta de uma parceria entre os aeroclubes de Bragança (Portugal) e Leon (Espanha) para promover a "convivência entre pilotos dos dois países" e este ano conta com 28 aeronaves ultraleves e ligeiras de ambos os lados da fronteira, segundo a organização.

O Aeroclube de Bragança tem fins essencialmente lúdicos, mas já impulsionou cinco jovens para uma carreira como pilotos de linha aérea em companhias nacionais comerciais, segundo disse à Lusa o presidente João Rodrigues.

Esta organização proporciona a formação inicial para pilotar pequenos aviões e disponibiliza aos cerca de 350 sócios, essencialmente pilotos amadores, três aeronaves para realizarem horas de voo.

"Entusiasmar a juventude" para esta prática é a aposta da direção, que garante que "tirar uma licença de piloto é também adquirir alguma responsabilidade", na medida em que conduzir uma aeronave exige disciplina, nomeadamente contenção no álcool.

O Aeroclube de Bragança quer alargar, num futuro próximo, a sua atividade com a aquisição de diferentes aeronaves para novas modalidades como um helicóptero antigiro e um planador para iniciar uma escola de voo planado em Bragança.



PARTILHAR:

Incendios

Daniel Falcão estava internado no Hospital da Prelada há mais de um mês