O Instituto Politécnico de Bragança foi a segunda instituição de ensino do país a propor o maior número de cursos de mestrado 29 no total. Trata-se de uma das primeiras medidas tomadas no âmbito da reestruturação no ensino superior, incluída no Processo de Bolonha.

O Instituto Politécnico já ministrava aulas de mestrado em colaboração com outras instituições de ensino universitário, uma vez que só as universidades tinham competência para arcar com aquele grau de ensino. Porém, com a nova Lei de Bases da Educação a situação vai alterar-se e permitir a institutos autonomia nesse capítulo.

Decisão daqui a um mês

A candidatura aos 29 mestrados está concluída e espera-se, agora, a aprovação do Ministério da Educação, assim como às 35 licenciaturas reformuladas segundo a declaração de Bolonha. A certeza quanto à aprovação dos cursos de mestrado e licenciaturas só será conhecida dentro de cerca de um mês.

Os mestrados terão a duração mínima de um ano e máxima de dois anos, consoante a duração das licenciaturas que poderão durar entre três e cinco anos.



PARTILHAR:

Centro de hemodiálise

Guerra das maternidades