Primeiro bebé do ano do distrito de Bragança nasceu em casa esta manhã cerca das 11 horas num parto assistido pelos Bombeiros Voluntários de Bragança.

Pelas 10h55 os Bombeiros de Bragança, foram acionados para uma emergência pré-Hospitalar  socorrer uma grávida  que já teria entrado em atividade de parto.

No local a equipa depara-se com uma mulher de 21 anos que já teria perdido águas e o parto estava eminente.  

Segundo informação dos Bombeiros a equipa era composta pelos socorristas João Carvalho, Tripulante de Ambulância de Socorro e elemento da Equipa de Intervenção Permanente, e Sónia Ferreira, bombeira voluntária e Tripulante de Ambulância de Socorro, que exerce a profissão de Enfermeira-Parteira no Hospital de Bragança, assistiram o parto e ajudaram a trazer à vida um menino, filho de cabo-verdianos.

Posteriormente chegou a VMER de Bragança, que deu apoio médico à ocorrência e que foi solicitada pela Equipa dos Bombeiros de Bragança.

Este foi o primeiro recém-nascido do distrito de Bragança este ano novo 2022 e dá pelo nome de Gabriel

 

"Teste do Pezinho" revela maior quebra de nascimentos em Portugal

O distrito de Bragança é dos que tem menos recém-nascidos analisados, no ano de 2021 (até nov) tinha apenas 466 nascimentos, este resultado representa menos de 500 crianças por ano nascidas na região, o que não augura nada de bom.

Os dados são do Programa Nacional do Rastreio Neonatal (PNRN), que cobre a quase totalidade dos nascimentos.

Os dados do PNRN, conhecido como “teste do pezinho”, indicam que nos primeiros onze meses deste ano nasceram 72.316 crianças, menos 6.058 face ao período homólogo de 2021 (78.374).



PARTILHAR:

Problema técnico atrasa Rui Gonçalves

Rui Gonçalves rápido e seguro na primeira etapa do Dakar