A Escola Superior de Saúde de Bragança, o Centro de Saúde de Bragança e as Juntas de Freguesia de Rabal e Milhão organizaram, anteontem, uma acção de rastreio na área da saúde.
O Jornal NORDESTE esteve na Casa do Povo de Rabal e pÎde constatar o modo como alunos do 4º ano de Enfermagem lidaram com as cerca de 40 pessoas da aldeia que afluíram ao local para poderem prevenir futuras doenças. Durante a sessão, os alunos explicaram à população as razões da sua intervenção e deixaram ficar conselhos práticos para prevenir algumas doenças.
O grupo iniciou a sua acção com a medição do peso e altura, passando pelo registo da pressão arterial, registo da glicemia e um vasto questionário que era preenchido pelos alunos na presença das pessoas, onde constavam dados como: identificação individual na família, situação profissional, recursos de saúde, estilos de vida, hábitos de higiene, hábitos de sono, morbilidade, mortalidade, situação de saúde, recursos ambientais e outros dados de interesse para a população.
Recorde-se que os doze alunos e as duas professoras, que estiveram em Rabal, prescindiram do seu dia de folga para poderem trabalhar junto das populações. O presidente da Junta de Freguesia de Rabal (JFR), o enfermeiro Paulo Hermenegildo, também não arredou pé, habituado que está a prestar cuidados gratuitos àquela comunidade.
Após um almoço oferecido pela JFR, a equipa de futuros profissionais de saúde deslocou-se à casa daqueles que, por várias razões, não puderam comparecer na Casa do Povo.
Resultado: os jovens estudantes e respectivos docentes prestaram um serviço à comunidade e sem gastos para o erário público que, certamente, evitou algumas deslocações aos Centros de Saúde e às urgências dos Hospitais da região.



PARTILHAR:

Descentralização cultural

Primeira Universidade portuguesa