O Douro Film Harvest (DFH), o festival de cinema que decorre em setembro na região demarcada, é o único nomeado de Portugal e um dos três finalistas ao Prémio Melhor EventoPlus Cultural da Península Ibérica, anunciou hoje a organização.

O DFH é promovido pela Entidade Regional Turismo do Douro.

Nesta sexta edição dos prémios EventoPlus, o DFH concorre com o programa de comemoração dos 100 anos da Gran Vía, em Madrid e com o XVII Festival del Habano. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 29 de junho, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

Os prémios EventoPlus nasceram com o objetivo de fomentar a qualidade e o profissionalismo da indústria de eventos.

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, considera que esta nomeação \"prestigia Portugal\" e mostra \"o Douro como destino de excelência, com uma oferta cultural distintiva, de primeira linha\".

\"Este certame é a prova de que o empenho de entidades públicas e privadas gera a capacidade de criar algo ambicioso, que parte do carácter único desta paisagem para a projetar como destino, cenário fílmico e berço do vinho do Porto e dos vinhos do Douro\", acrescentou.

Para Manuel Vaz, presidente da Expanding Group, \"além do reconhecimento da qualidade do evento por parte do sector\", esta nomeação \"vem certificar a originalidade do conceito Douro Film Harvest que une a colheita de vinhos à colheita dos melhores filmes, numa paisagem absolutamente singular, Património da Humanidade\".

\"O DFH torna-se cada vez mais numa imagem de marca da região e este é um reconhecimento muito importante para o posicionamento internacional como plataforma cultural enoturística\", acrescentou.

Na terceira edição com o Brasil como país convidado, de 05 a 11 de setembro, o DFH tem direção do produtor Ivan Dias e conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), da Estrutura de Missão do Douro (EMD) e do Turismo de Portugal.

O foco no Brasil trará ao festival nomes como Alice Braga, do \"Cidade Baixa\", \"On the Road\", José Wilker, protagonista de \"Dona Flor e os seus dois maridos\" ou o \"O Bem Amado\", e Paulinho da Viola, para além de serem apresentados também cinco filmes ligados a Carmen Miranda, nascida na região do Douro.

A terceira edição do Douro Film Harvest vai ter como palco principal Alijó, concelho onde a principal actividade económica é a vitivinicultura.

O destaque desta edição vai ainda para a atribuição do prémio \"CastaDouro Manoel de Oliveira\" a curtas ou longas-metragens que toquem o Douro de maneira especial, sejam filmadas na região ou tenham o vinho do Porto e Douro como inspiração ou referência.

Nas edições anteriores, o festival trouxe a Portugal, pela primeira vez, a atriz Sophia Loren, entre outros nomes da Sétima Arte como Andie MacDowell, os realizadores Carlos Saura e Milos Forman, e os compositores e músicos Gustavo Santaolalla e Kyle Eastwood.



PARTILHAR:

40 novos postos de trabalho

Ex-mulher e a filha de ambos