Durante quatro dias, a aldeia de Podence realiza o Carnaval mais genuíno de Portugal, num evento onde são esperados milhares de visitantes de sábado até terça-feira.

Esta é a primeira edição do Entrudo Chocalheiro com o selo da UNESCO, depois de as “Festas de Inverno: Carnaval de Podence” terem sido classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O entrudo é organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, como em todos os anos anteriores, trata-se de um evento em que toda a aldeia está envolvida, este ano Podence vai receber os forasteiros com 26 tabernas, um Mercadinho tradicional com 22 expositores, uma Restaurante tenda para 200 pessoas e realização de concertos com 800 metros quadrados, naquele que será o maior carnaval de sempre em Podence.

O programa segue a linha dos anos anteriores, mantendo a tradição e obedecendo aos critérios do selo UNESCO sem perder a espontaneidade , pela primeira vez está previsto para sábado um desfile de facanitos (eles serão o futuro e os garantes da continuidade dos caretos),  o Pregão Casamenteiro; a Queima do Entrudo; o Desfile de Marafonas; e o Festival do Grelo, que conta com a adesão de 26 restaurantes do concelho.

Podence aguarda o ano inteiro pelo entrudo, neste quatro dias a aldeia ganha uma energia própria dos grandes eventos, as mascaras assumem o protagonismo, os fatos coloridos e o som dos chocalhos anunciam os caretos correm e chocalham como loucos, a queima do diabo está prevista para o último dia, dia de carnaval, será o culminar e o êxtase final, a festa acaba e os fatos são guardados até para ao ano que vem.  

Mas o início será já no sábado, pelas 09.00 com um passeio pedestre, o trilho do careto, num dia em que os Caretos vão terminar com o desfile na sede do concelho e o assalto ao edifício da câmara numa noite que se prevê mágica, à tarde será o desfile dos facanitos em Podence.

Domingo gordo, num dia cheio, a visita prometida do Presidente Marcelo terá diversos momentos previstos, com visita ao Azibo, com inaugurações de exposições, caretos à solta e terminando com noite chocalheira.

Segunda será mais um dia cheio, com varias atividades, que destacamos o “ser careto” e à noite o “Pregão Casamenteiro”, tradição secular, essencial nas festividades em que os rapazes da aldeia, munidos de uma parte de um garrafão, ampliam a voz entoam “loas” pregões onde fazem a resenha do ano na aldeia, onde costumam “casar” os habitantes de uma forma jocosa apanhando os boatos e brincadeiras do ano anterior, não haverá entrudo genuíno sem este evento, terminando numa queimada.

Terça-feira, dia de carnaval, é o dia mais esperado, para além de diversos eventos, os caretos andaram sempre endiabrados à solta pela aldeia, terminando com a queima do entrudo, um grande diabo que está já exposto na aldeia.

António Carneiro o rosto que está por detrás deste sucesso, não se poupa em esforços para que a edição do entrudo Chocalheiro 2020 com o selo da Unesco seja a materialização desse reconhecimento, não para nestes dias, toda a organização passa por ele fazendo uma aposta forte na boa receção das pessoas, vincando que “o entrudo chocalheiro é uma mina de oiro dos transmontanos, temos é que saber preservar a tradição, aproveitar as mais valias deste património riquíssimo que tem toda a região de Trás-os-Montes, em que Podence assume papel principal por via do reconhecimento da Unesco, pensar em grande, sempre com os pés assentes na terra, mas mantendo no essencial os ritos e as tradições iniciáticas dos caretos e da mascarados transmontanos, para que os visitantes e forasteiros possam continuar a usufruir de uma carnaval autentico e genuíno, essa é nassa marca e o nossa bussola.”

“Não faltam motivos para vir a Podence festejar aquele que é, de facto, o Carnaval mais genuíno de Portugal”, sustenta Benjamim Rodrigues. O autarca promete quatro dias de muita animação, além, claro, de assistir à promoção da cultura ancestral das festas carnavalescas que continua a ser preservada pelos Caretos de Podence.

“Esperamos, como é normal, um aumento significativo do número de visitantes, tendo em conta todo o protagonismo que a classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade conferiu ao Entrudo Chocalheiro”, frisa o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

O autarca diz que o Entrudo Chocalheiro tem um impacto económico significativo no concelho, contribuindo para esgotar as unidades hoteleiras e de Alojamento Local, mas que não se cinge a Macedo de Cavaleiros. “O Entrudo Chocalheiro de Podence é vantajoso para os concelhos vizinhos, diria que para todo o Nordeste Transmontano, contribuindo para lotar os hotéis, o alojamento local e os próprios restaurantes”, sustenta. Benjamim Rodrigues garante que “é uma injeção de dinamismo e de capital muito importantes para a região”, estimando que o evento possa gerar receitas, no distrito, a rondar os três a quatro milhões de euros.

 “Não faltam motivos para vir a Podence festejar aquele que é, de facto, o Carnaval mais genuíno de Portugal”, sustenta Benjamim Rodrigues. O autarca promete quatro dias de muita animação, além, claro, de assistir à promoção da cultura ancestral das festas carnavalescas que continua a ser preservada pelos Caretos de Podence.

O Diário de Trás-os-Montes vai estar os quatro dias em Podence, a acompanhar em direto todos os eventos, naquela que é uma das maiores festas de rua do interior de Portugal, com o mérito de ser organizada pelo povo e para o povo, com baixos recursos mas com inteligência suficiente para se tornar uma marca de Trás-os-Montes no mundo cultural, só queremos saber quando Marcelo anúncia a medalha de mérito que já tarda.

Em baixo pode consultar o programa

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Câmara de Alijó investe 800 mil euros para alavancar turismo religioso

Comemorações dos 556 Anos de Bragança Cidade