O encerramento anunciado dos consulados portugueses de Reims, Bayonne e Nancy, em França, poderá ocorrer apenas no próximo ano, disse hoje à Agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

Cesário explicou que "o processo é complicado e pode prolongar-se por 2004".

Pelo contrário, o consulado de Rouen mantém a data de fecho a 31 de Outubro, determinada por despacho governamental publicado no Diário da República, tendo os seus funcionários sido distribuídos por outros postos consulares, em França e noutros países.

O secretário de Estado disse que já foi criado o despacho para a criação de um consulado honorário, como alternativa, que aguarda entretanto a publicação no Diário da República.

O seu responsável ainda não foi nomeado e decorrem diligências para encontrar uma personalidade, estando igualmente por definir o número de pessoas que irão trabalhar no novo modelo.

"Será uma estrutura operacional, com capacidade para resolver os assuntos mais correntes", adiantou Cesário.

Sobre o escritório consular que o Governo pretende instalar na ilha francesa da Córsega, Cesário admitiu que "a situação é mais delicada devido à situação política particular" marcada pela existência de um movimento separatista que promove atentados, não havendo data prevista para a abertura.

O encerramento de vários consulados portugueses foi anunciado em Dezembro de 2002 por José Cesário, decisão que mereceu contestação de algumas comunidades locais.

O primeiro consulado a ser efectivamente encerrado será o de Osnabruck, na Alemanha, a 30 de Setembro.



PARTILHAR:

Rápida intervenção da PSP terá evitado o pior

Consulados de Reims, Bayonne e Nancy