Os atrasos no pagamento dos Planos Zonais de 2005 estão a prejudicar 1915 agricultores transmontanos, num valor de 2 468 200 euros, denunciou o deputado do PSD Adão e Silva, que apresentou um requerimento à Assembleia da República a pedir esclarecimentos do Ministério da Agricultura.

No Plano do Douro Vinhateiro são 1351 os agricultores afectados, estando por liquidar 1,7 milhões de euros. Na área do Parque Natural do Douro Internacional, há 948 agricultores à espera de receber um valor de cerca de um milhão de euros. E no Parque Natural de Montesinho são 292 agricultores, com candidaturas da ordem dos 582 mil euros.

O não-pagamento das verbas relativas às candidaturas foi levantado por Adão Silva, que afirma tratar-se de \"um número considerável de famílias que vivem da agricultura\" que estão a ser altamente prejudicadas.

Contactado pelo JN, o Ministério da Agricultura esclareceu que desde 2003 não são celebrados contratos. No que respeita às candidaturas entre Fevereiro e Maio de 2005, \"não estamos perante a existência de contratos celebrados\", referiu fonte da tutela.

O ministério esclareceu ainda que se fez o pagamento integral das candidaturas aprovadas em anos anteriores (compromissos de cinco anos). O pagamento das novas, apresentadas em Fevereiro e Maio 2005, representavam um compromisso \"incomportável\" face às disponibilidades previstas no Orçamento de Estado para 2006.



PARTILHAR:

Open Internacional de parapente

Freguesia de Felgar,