O centro histórico da capital nordestina foi o palco para um conjunto de atividades que visaram comemorar o Dia Europeu Sem Carros, atividade inserida na Semana Europeia da Mobilidade.

 

Incentivar o uso de meios mais sustentáveis como a bicicleta, os transportes públicos ou viaturas elétricas, foi o principal objetivo da semana dedicada à mobilidade que culminou no passado sábado com a apresentação do Plano de Mobilidade Sustentável que o município pretende implementar.

“Quanto à Circular Interior, neste momento, estamos à espera de receber as propostas para análise, uma vez que o procedimento já foi lançado, depois a obra será adjudicada e entrará em execução. Os dois autocarros elétricos já foram adquiridos e, em princípio, ser-nos-ão entregues no mês de dezembro e todas as bicicletas e viaturas aqui presentes já foram adquiridas”, informou o edil brigantino, referindo-se às duas viaturas elétricas que irão para o Parque Natural de Montesinho e às várias bicicletas em exposição na Praça da Sé no passado sábado.

Relativamente às intervenções a nível do espaço físico, mais concretamente na zona histórica, serão construídas, de acordo com Hernâni Dias, “faixas cicláveis e, também, ciclovias em várias artérias da cidade, nomeadamente, na Avenida Abade de Baçal, na Avenida João da Cruz. Na Avenida Sá Carneiro e, ainda, noutras artérias, no total, serão 22 quilómetros de ciclovias que serão implementados imediatamente, uma vez que os processos de adjudicação destas intervenções estão a ser ultimados”. O autarca garante mesmo que todas as medidas serão implementadas e concretizadas dentro deste quadro comunitário, frisando, ainda, que existe uma candidatura aprovada de 600 mil euros, no que às luminárias diz respeito, sendo que estas serão substituídas por 1300 novas luminárias led.

Entre as alterações já referidas, está prevista a alteração nos estacionamentos, conhecido por estacionamento em espinha, que permitirá aumentar o número de lugares, haverá mais espaço para peões e esplanadas, bem como iluminação led autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia na Avenida Abade Baçal e na Zona Industrial. Os transportes públicos serão reestruturados com a aquisição de dois novos autocarros elétricos que irão possibilitar o transporte de bicicletas, haverá consideráveis melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos, será implementado um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte e disponibilizada informação em tempo real nos abrigos inteligentes com produção de energia nos mesmos.

Nas palavras de Hernâni Dias, “será criada em toda a cidade uma rede ciclável segura e confortável”, incluindo o melhoramento dos passeios e, ainda, a introdução de soluções smart como as passadeiras inteligentes, promovendo a mobilidade universal e garantindo “uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis”.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Laboratório Colaborativo da Floresta fica instalado na UTAD

Vila Real consolida concelho como “motor económico” da região