A estrutura do ensino de língua portuguesa no estrangeiro será reorganizada em 2008, uma área que passará a ser tutelada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, que ontem concluiu uma visita oficial ao Canadá, \"este é um ano de transição, em se está a proceder à revisão da lei orgânica do Instituto Camões para passar a englobar nas suas competências o ensino do Português no estrangeiro\", que até agora estava na órbita do Ministério da Educação.

Sobre a Escola Virtual, projecto lançado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas para promover o ensino escolar através da Internet (incluindo o Português na diáspora), António Braga indicou que a partir de Março ficarão disponíveis os programas de todos os anos, do primeiro ao 12.º ano.

O governante manifestou-se satisfeito com a execução deste projecto, adiantando que actualmente totaliza mais de três mil registos de acesso, sem especificar, contudo, os números referentes ao Canadá.

Anteontem, António Braga visitou o edifício da Sociedade dos Deficientes Portugueses em Toronto, um projecto impulsionado pela comunidade lusa. O titular da pasta das Comunidades elogiou a obra, afirmando que está alicerçada \"nas raízes culturais portuguesas da solidariedade e humanismo, a que o Governo português não poderia ficar insensível\".

Em nome do executivo português, o governante entregou um cheque no valor de 80 mil euros (cerca de 120 mil dólares) para a sociedade, o que constitui um dos donativos mais elevados dados a um projecto de natureza privada no Ontário e no Canadá.

Perante uma plateia de poucas dezenas de convidados, António Braga aproveitou a ocasião para defender a criação de uma \"Casa de Portugal\" que una as associações portuguesas na província. Apelou igualmente à participação cívico-política na comunidade, para que surjam \"mais Paulos Ferreiras\", numa alusão à eleição, esta semana, do segundo deputado português no Ontário.

A inauguração oficial da sociedade está marcada para 14 de Abril, tendo sido convidados responsáveis governamentais provinciais e federais canadianos e o Executivo português.



PARTILHAR:

Em Bornes de Aguiar ninguém votou

Ensino de Português no estrangeiro muda até 2008