O dia começa cedo para os cerca de 50 caminheiros, portugueses e espanhóis, que dedicam a manhã de domingo a caminhar pelos trilhos mais recÎnditos, que, outrora, eram usados pelos peregrinos rumo a Santiago de Compostela (Espanha).

O objectivo é chegar àquela localidade espanhola em Setembro, depois da passagem por inúmeros locais carregados de história.

Inactiva durante 15 anos, a Associação Cultural Transmontana dos Amigos dos Caminhos de Santiago (ACTACS) renasce com as jornadas iniciadas, no passado mês de Março, em Zamora (Espanha), que pretendem divulgar e dar vida aos caminhos que atravessam o distrito de Bragança, nomeadamente o troço da via da Prata, que vai de Alcanices a Segirei.

Pelo caminho, os participantes nas caminhadas têm contacto com a arte, literatura, folclore e outras manifestações ligadas aos caminhos. A beleza das paisagens, as tradições, o artesanato, os monumentos e a gastronomia da região também fazem parte destas jornadas, que aliam o exercício físico ao conhecimento histórico.Por isso, explorar a natureza e a história que está por detrás dos Caminhos de Santiago é a principal missão destes 50 aventureiros.

A presidente da ACTACS, Ana Maria Afonso, salienta que a nova etapa abraçada pela associação visa divulgar os Caminhos de Santiago para que os caminheiros escolham a via da Prata para irem a Santiago no ano Jacobeu de 2010.

Limpeza de caminhos e colocação de sinalética definitiva nos Caminhos de Santiago são actividades previstas no âmbito do novo projecto

Para alcançar esta primeira meta, a par da divulgação, a colectividade também pretende melhorar a sinalização, através da colocação de painéis definitivos de acordo com a sinalética normalizada, efectuar a limpeza de caminhos e perspectivar a criação de novos albergues.
Recorde-se que o caminho português da Via da Prata nasce do lado de lá da fronteira, em Zamora, segue as terras de Muelas, Alba, Aloste, Trás-os-Montes e passa, ainda, por outras povoações e lugares em direcção a Compostela, assumindo-se como um dos mais antigos caminhos do Jubileu.

Entre as actividades previstas no âmbito do novo projecto, destaque para a manutenção e marcação dos Caminhos de Santiago em colaboração com as Juntas de Freguesia, para a criação de roteiros, bem como organização de tertúlias com os congéneres espanhóis.
A associação pretende, ainda, solicitar à Câmara Municipal de Bragança a cedência das instalações de uma antiga escola primária para estabelecer a sua sede e, ainda, criar uma página na Internet para divulgar a informação.



PARTILHAR:

Pedro Proença na final da Taça

Musealização da Fonte do Milho