O Guia do Douro Religioso é apresentado na quarta-feira, em Tarouca, para mostrar que este território é «mais do que a vinha e o rio, mais do que as quintas e os barcos», anunciou hoje a Turel.

Esta publicação integra o projecto «Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer», promovido pela Turel e que tem como objetivo despertar o Douro, classificado como Património Mundial da UNESCO em 2001, para o turismo religioso, tornando-o em mais um fator de atração de visitantes para o território.

«O Douro tem um património religioso de excelência, quer ao nível do património imóvel, quer do móvel, quer ainda do imaterial», refere a Turel - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, em comunicado.

A Turel inventariou todo o património duriense, registando, com interesse turístico, 93 imóveis e 313 objectos, desde edifícios, santos ou paramentaria.

O Guia do Douro Religioso faz referência aos recursos \"mais significativos\" e inclui informação sobre as três rotas propostas como ideais para o conhecimento deste Douro religioso.

Desde a «Rota do Douro a 7 Chaves», centrada nos locais que normalmente estão fechados ao público e cujo acesso implicará contacto com os guardiães, ou seja, com a população local, a «Rota do Douro Maravilhoso», focada nos principais monumentos religiosos do Douro, e a «Rota da Paisagem e Religião», voltada para os principais miradouros que o Douro tem para oferecer.

Estas rotas incluem as capelas miradouros como a Galafura ou São Salvador do Mundo, a Sé Catedral de Lamego, o Mosteiro de São João de Tarouca ou a Capela de Nossa Senhora do Desterro, os santuários da Senhora dos Remédios, da Senhora da Lapa, da Senhora da Pena, da Senhora da Saúde ou o Mosteiro de Salzedas.

Um mapa do Douro Religioso complementa esta publicação, facultando aos visitantes informações geográficas e turísticas da região duriense.

O projecto \"Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer\" conta com a parceria de entidades como a Diocese de Lamego, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, a Estrutura de Missão do Douro e o Turismo do Douro.

Esta iniciativa resulta de um candidatura no valor de 378 mil euros, comparticipada em 70 por cento pelo programa operacional regional do Norte.

O projecto inclui ainda a criação de um Centro de Interpretação do Turismo Religioso no Douro e a introdução de aparelhos MP3, cujo conteúdo estará disponível em quatro línguas, para guiar os turistas pelo Douro Religioso.



PARTILHAR:

RefCast

26 a 29 Janeiro 2012