Considerado como um dos principais eventos de maior interesse turístico no Douro, a Festa das Vindimas não se realizará este ano. O evento, que decorria entre o princípio de Setembro e Outubro, envolvia municípios e organismos dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Bragança, e foi institucionalizado em 1996. Nos últimos sete anos, estava a ser organizado pela Associação de Aderentes da Rota do Vinho do Porto, AARVP.

Um cancelamento que não foi bem acolhido na região, já que é visto como um passo atrás na promoção e desenvolvimento do turismo duriense.

O presidente da AARVP, Paulo Outeiro, explica a decisão com \"a falta de interesse e de apoio de alguns municípios e instituições do Douro na festa\" e ainda com a \"situação financeira da Associação, muito complicada devido ao custo parcial da construção da sede em Peso da Régua\". Segundo Outeiro, em \"causa estão cerca de 100 mil euros, 20% do custo da obra e o respectivo valor do IVA do montante total do empreendimento\".

\"Não é positivo para a região, a ausência da Festa das Vindimas, mas dado o divisionismo existente entre alguns municípios no Douro e a carência de apoios, nada feito\".

Paulo Outeiro mencionou ainda que as Regiões de Turismo do Douro Sul (RTDS) e do Nordeste \"nem sequer responderam ao convite para participar no evento\". \"Estas instituições são sempre importantes e fazem falta a este tipo de iniciativa e o turismo não tem fronteiras\", sublinhou.

Em relação ao não apoio da RTDS, o seu presidente, Jorge Osório, reagiu e disse que \"a Festa não se faz à custa dos municípios nem das regiões de turismo\". Este dirigente confessou \"que ficou surpreendido com a decisão da AARVP\" e \"julga que neste processo há algo que está mal\" e \"que deve ser debatido e estudado por todos os agentes e instituições ligados ao turismo, incluindo a própria AARVP\".

Pelo seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Peso da Régua, Vítor Almeida, considera \"mau para a região a não realização da Festa\", mas adianta que \"a cerimónia da missa e bênção dos mostos da vindima será na mesma realizada, na Avenida do Douro\". \"Com ou sem festa, o nosso Município não deixa cair esta tradição\".

Já o presidente do IVDP, Jorge Monteiro, também reconheceu \"ser pouco abonatório para a região, a não efectivação das Festa\", mas prometeu empenhar-se para resolver o problema em relação ao próximo ano.



PARTILHAR:

Aldeias portuguesa e espanhola uniram-se formalmente e criaram um Conselho Comum

Emigrantes portugueses podem ser afectados