Deve arrancar no próximo ano a implementação dos parques eólicos nas serras da Nogueira e de Montesinho. Para já está a decorrer o concurso público para a instalação e exploração de mais parques do género no país.

As câmaras municipais de Bragança e Vinhais, em conjunto com uma empresa de exploração de energias alternativas, constituíram uma sociedade anónima, a PENOG, uma das candidatas à criação de um parque eólico na serra da Nogueira.

A espanhola Iberdrola é outra das empresas interessadas em investir nas energias renováveis na região, uma das zonas mais apetecíveis do país. Em meados de Maio, Joaquim Pina Moura, presidente do Conselho de Administração da Iberdrola Portugal, encontrou-se com oito autarcas da região onde foi realizado uma espécie de pré-acordo com vista à exploração do potencial eólico.

Estudos de viabilidade

No âmbito do concurso nacional em curso foram realizados estudos de viabilidade técnico-finaceira para o parque eólico da serra da Nogueira. Esses estudos definem a dimensão do projecto de exploração de energia tendo em conta que a zona pertence à Rede Natura. \"A potência a instalar está em avaliação, mas deverá ser acima dos 100Mw\", referiu o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.

No entanto, o concelho não tem ligação à rede eléctrica nacional. Uma situação que, segundo Jorge Nunes, pode ser resolvida através de uma de duas alternativas ou se aumenta o investimento da rede criando as condições de aceitação de mais energia; ou através da viabilização de parques com dimensão que permita aos investidores privados criar as condições de acessibilidade a essa mesma rede.

Certo é que as autarquias da área de implementação do projecto (Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros) vão receber cerca de 2,5% da energia produzida.



PARTILHAR:

Livre de perigo

Destino turistico