Chegada do Pai Natal acontece já esta sexta-feira, no feriado do dia 1 de dezembro, pelas 16h30, na Praça Cavaleiro Ferreira, num momento que inaugurará as hostes festivas próprias da época natalícia.  

 

A “Terra Natal e de Sonhos” toma de assalto Bragança para a quarta edição de uma iniciativa que tem sido, desde o seu início, um sucesso em todas as frentes. Este ano, a significativa componente solidária, de partilha e de envolvimento da comunidade, fatores intrinsecamente ligados a esta quadra natalícia e com os quais se reveste este evento, regressam ainda mais fortes do que nas três edições anteriores.

Deste modo, atividades diferenciadoras e de índole solidária para todos os gostos, entre elas, o I Trail Urbano Noturno Solidário, que inclui, também, uma caminhada, e o Natal a Pedalar Solidário, são propostas a todos os visitantes que pretendam puxar dos galões da solidariedade. Assim e em ambas as iniciativas, os participantes que desejem são convidados a doarem bens aos mais desfavorecidos de Instituições Particulares de Solidariedade Social locais. Ainda sob esta perspetiva humana, de ajudar o nosso semelhante, a maior atração da Terra Natal e de Sonhos regressa a Bragança para gáudio de adultos e crianças. Como já é hábito, nesta época natalícia, as receitas de bilheteira que correspondem a 1 euro por 20 minutos de utilização da pista, revertem, na íntegra, para as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda. Recorde-se que, na terceira edição, foram quase 70 mil pessoas a calçarem os patins e experimentarem a emoção vivida na atração maior que representa a Pista de Gelo. 

Os Concertos de Natal, os presépios, a Banca de Natal, a Mini-roda e o Comboio Infantil, o Mercadinho de Natal, o Presépio Vivo, a Casa do Pai Natal, Carrossel e Baloiço, o Coreto de Natal e diversas atividades desportivas, entre várias outras iniciativas, completam o programa de um cartaz que conduz à capital nordestina e à própria região transmontana dezenas de milhares de pessoas.

No fundo, aquilo que o município tem prometido e cumprido, sempre, é “muita animação, gelo, fogo, luz, sabores e surpresas para toda a família”. E como Natal não é Natal sem a presença do gorducho de tez rosada e barba branca, o regresso anual do herói da pequenada, acontecerá já amanhã, dia 1 de dezembro, por volta das 16h30, na Praça Cavaleiro Ferreira. A Chegada do Pai Natal, momento que inaugura as hostes festivas desta quadra natalícia, é, sem dúvida, um dos pontos altos de Bragança, Terra Natal e de Sonhos. Mas o simpático velhote do fato vermelho não vem só… Munido dos seus fiéis ajudantes e acompanhado pela música de três bandas do concelho, de Izeda e Pinela e a Bribanda, a chegada do Pai Natal faz com que este instante no tempo consiga reunir em si o envolvimento da comunidade e ao seu redor centenas de pessoas, num autêntico clima viral de alegria na única festa que antecipa verdadeiramente uma das épocas mais aguardadas do ano, o Natal.

 

Bragança afirma-se, cada vez mais, como um destino turístico de eleição que oferece, a todos os seus visitantes, uma oferta diversificada a todos os níveis, qualquer que seja a época do ano.

 

Apesar de este ser um evento já internacional ou, pelo menos, em grande medida, ibérico, dada a participação massiva de “nuestros hermanos” durante o mês de dezembro no centro histórico, o município brigantino não se esqueceu de ir ao encontro dos anseios dos agentes locais, adotando um pacote de medidas de apoio ao comércio à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos. Assim, todos os visitantes terão grátis as duas primeiras horas de estacionamento nos parques subterrâneos da Praça Camões e da Praça Cavaleiro de Ferreira. Quanto aos estabelecimentos comerciais, poderão estar abertos até às 22 horas, de segunda-feira a domingo. Já na noite de Passagem de Ano, a 31 de dezembro, os estabelecimentos de restauração e bebidas terão horário livre. Medidas que visam a dinamização do comércio e da economia local.

“Nesta altura do Natal, tomamos algumas medidas de apoio ao comércio tradicional e à dinamização da economia local, que passam pela isenção do pagamento de duas horas nos parques de estacionamento subterrâneos do centro e também pelo alargamento do horário de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais até às dez da noite”, informou o edil brigantino, que entende estas medidas como “positivas”, no sentido de impulsionarem o próprio comércio.

Hernâni Dias reconhece a ambição do município a que preside aquando da “criação de um evento que marcasse o território na época de Natal”, até porque, fundamenta, “não há nenhum concelho que tenha este género de eventos, nem mesmo do lado espanhol e é por isso, também, que vem muita gente de Espanha durante este período”.

Com um orçamento próximo dos 140 mil euros e já na sua quarta edição, o presidente da câmara municipal faz um balanço de uma iniciativa que, nos últimos três anos, marcou, indubitavelmente, o natal dos brigantinos, em particular, e dos transmontanos, em geral, assim como o de incontáveis vizinhos espanhóis. “Foi uma ótima aposta e a verdade é que Terra Natal e de Sonhos tem vindo a afirmar-se cada vez mais no panorama de eventos ao nível da época natalícia e pelo número de pessoas que tem chamado de fora e, também, pela forma como consegue atrair as pessoas da terra é, de facto, um grande evento”, sustentou Hernâni Dias, garantindo, no entanto, que é “o envolvimento da comunidade que tem valorizado esta iniciativa”, permitindo, não só o seu crescimento como, também, a sua consolidação.

 

Galeria Fotográfica de "Bragança: Terra Natal e de Sonhos 2016" emhttp://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/terra-natal-e-de-sonhos-...

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Três detidos por caçarem antes do nascer do sol

Casos concretos de escolas profissionais em asfixia