O First Portuguese Canadian Cultural Centre, a primeira associação portuguesa em terras do Ontario, vai levar a efeito, sexta-feira à noite, um jantar do pioneiro.
O jantar, que decorre na Galeria Corte Real, no edifício que era até há pouco pertença do First Portuguese, no 722 da College St., está marcado para começar às 7.30 horas da noite, havendo ainda uma sessão de homenagem a vários pioneiros.

Entre os fundadores do First Portuguese, pouco depois da chegada dos primeiros portugueses, figuram muitos dos pioneiros que agora completam 50 anos de presença no Canadá.
Haverá ainda a abertura de uma exposição de cerâmica de Américo Ribeiro, na mesma galeria Corte Real. A mostra de vários trabalhos de \\"cerâmica à portuguesa\\" estará patente ao público de 9 a 16 de Maio.
Américo Ribeiro nasceu em Lisboa, emigrando para o Canadá em 1960. Iniciou a sua carreira em fornos nas famosas fábricas de faianças em Santana, perto da Lapa, onde desde 1741 as mais belas cerâmicas portuguesas foram criadas e onde, ao fim de dois anos de actividade, Américo Ribeiro já pintava azulejos decorativos.
Quando se estabeleceu no Canadá, aquela ceramista abriu o seu próprio atelier, continuando a pintar e a criar os seus próprios moldes e desenhos com a técnica aprendida na Europa. Em 1984 completou o curso de Arte e Tecnologia no Humber College, em Toronto.
Américo Ribeiro, além de ceramista, também escreveu dois livros sobre cerâmica, os quais se revestiram de muito sucesso.



PARTILHAR:

Rui Gouveia, ex-vocalista dos Psyco Tropics

A primeira associação portuguesa... homenageia pioneiros