As obras para a construção das instalações definitivas da Escola Superior de Enfermagem de Chaves já começaram. A estrutura vai ser construída na Quinta dos Montalvões, em Outeiro Seco, o mesmo local onde será também edificado o tão esperado pólo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A obra, no valor de 351 mil contos, e que deverá ficar pronta dentro de um ano, ainda foi lançada a concurso no tempo em que o socialista Altamiro Claro era presidente da Câmara de Chaves. No entanto, na hora da adjudicação, já com João Baptista na presidência da autarquia flaviense, surgiu um problema burocrático. Isto porque faltava o documento que comprova que a UTAD doava o terreno à ESE de Chaves, impossibilitando, assim, o seu registo notarial. Recorde-se que a Quinta dos Montalvões era propriedade da Câmara de Chaves, mas foi há muito doada por esta à UTAD, precisamente para a construção das instalações do pólo da universidade transmontana em Chaves, que, por enquanto, funciona em instalações provisórias.

A formalidade foi resolvida no senado na universidade transmontana no final do passado mês de Janeiro. E agora as obras já começaram.

Segundo João Baptista, que revelou o arranque das obras na passada terça-feira durante uma conferência de imprensa, o financiamento está inteiramente garantido. A Câmara já assegurou cem mil contos e o resto do investimento necessário deverá ser financiado pelo Prodep (Programa de Desenvolvimento do Ensino Português) e pelas restantes autarquias do Alto Tâmega.

Por ser a Câmara de Chaves a entidade que, para já, mais investiu na futura ESE, será também ela que, no futuro, terá um papel "preponderante" na condução do seu destino. Essa foi, de resto, a vontade do novo executivo camarário flaviense que, assim que assumiu funções, exigiu inclusivamente a alteração de estatutos da escola, precisamente no sentido de clarificar o papel de cada promotor daquele estabelecimento de ensino privado. Ou seja, que fosse definido "quem manda e quem dá palpites", uma expressão do próprio presidente da Câmara. Além da autarquia flaviense, são também "proprietários" da escola as restantes Câmaras do Alto Tâmega, bem como as respectivas Santas Casas da Misericórdia e ainda uma série de promotores individuais.

A intenção dos promotores da Escola Superior de Enfermagem é que ela se venha a transformar numa escola superior de saúde e que venha inclusivamente a fazer parte da própria UTAD. Uma pretensão perante a qual João Baptista se apresenta confiante. "No futuro, esta escola será uma valência importante da UTAD em Chaves", disse, acrescentando que as novas instalações poderão ter um efeito "positivo" nesse sentido.



PARTILHAR:

José M. Figueiredo “homem do ano” da MAPS

A escritora Katherine Vaz e a cantora Nelly Furtado entre as mulheres distinguidas este ano pela PAWA