O ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, anunciou hoje um investimento de 40 milhões de euros para a ampliação e remodelação do hospital distrital de Bragança. As obras deverão ficar concluídas até 2006.

O projecto, que tem mais de seis anos e equivale à construção de um novo hospital, segundo a comparação feita pelo ministro, destina-se a melhorar as condições dos serviços de urgência, consultas e bloco operatório.

O investimento resolverá a escassez de espaço no actual edifício, com 30 anos de idade, mas Luís Filipe Pereira foi confrontado com a falta de médicos, outra carência antiga da saúde no nordeste transmontano.

Segundo o presidente do conselho de administração, José Cameirão, 20 dos 80 lugares do quadro médico do hospital estão por preencher, mas, conforme anunciou, com mais onze médicos ficariam desde já resolvidas as necessidades, mais evidentes nas áreas da oftalmologia e otorrinolaringologia.

O ministro da Saúde sustenta que a resposta a este problema reside num novo diploma, em fase de ultimação, que estabelece incentivos para a fixação de médicos no interior, nomeadamente financeiros e de residência.

Outra medida apontada por Luís Filipe Pereira foi a reforma dos internatos médicos, que prevê a redução do período de duração em dois anos até 2007.

O governante congratulou-se com os resultados divulgados pela administração do hospital de Bragança, que, no ano passado, conseguiu subir dos últimos lugares para o sexto no conjunto dos 31 hospitais empresarializados no país.



PARTILHAR:

Azeite em garrafas invioláveis

Emigrante José Alves, empresário transmontano