O hospital de Bragança vai ser alvo de uma intervenção de mais de três milhões de euros para obras de remodelação e ampliação que serão entregues oficialmente, na terça-feira, ao empreiteiro, anunciaram hoje os responsáveis.

As obras são aguardadas há vários anos e contemplam o bloco operatório, o laboratório de Patologia Clínica e a construção de uma nova central de esterilização, como informou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Esta entidade é a responsável pela empreitada e tem agendada para terça-feira a cerimónia de assinatura do auto de consignação que permitirá dar início aos trabalhos.

Em comunicado, a ULS do Nordeste revela que se trata de “um investimento global de mais de três milhões de euros, financiado em cerca de 2,5 milhões de euros por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020”.

Os trabalhos vão melhorar as condições no principal hospital do distrito de Bragança, nomeadamente ao nível do bloco operatório que passará a contar com três salas de operações, duas salas de indução (anestesia), zona de recobro com seis camas e diversos espaços de apoio”.

Segundo ainda a ULS do Nordeste, a nova central de esterilização “terá circuitos totalmente independentes de transporte de materiais, assim como de circulação de pessoas, garantindo toda a segurança imprescindível nos procedimentos deste foro”.

Outra frente destas obras será o laboratório de análises, para o qual está previsto “um moderno posto de colheita para análises com quatro salas de recolha e uma ampla sala de espera, com 60 metros quadrados”.

Este espaço “terá ainda laboratórios de microbiologia, bioquímica, imunologia, hematologia e imuno-hemoterapia”, segundo ainda a ULS.

Foto: António Pereira

 



PARTILHAR:

GNR deteve um homem de 36 anos por permanência ilegal no país

Investigadora da UTAD estuda as primeiras gramáticas portuguesas e brasileiras