Iniciativa “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” com um custo estimado em 160 mil euros, sendo que uma parte desse investimento será ressarcida por fundos comunitários.

 

Entusiasmo e alegria dos mais novos marcou a abertura oficial da campanha “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” no dia 1 de dezembro ao final da tarde. A expetativa era muita enquanto o presidente da autarquia local acompanhado por um grupo de crianças esperava que fosse dada a ordem para carregar num botão que ligaria as luzes da árvore de Natal da Praça Camões, dando assim início à época festiva natalícia.

Com um investimento de 160 mil euros que inclui animação, aluguer de equipamentos, iluminação e toda a despesa inerente à iniciativa, o edil espera conseguir financiamento através de fundos comunitários e, assim, pagar, apenas, cerca de 15 por cento do montante. “É o investimento necessário para ir de encontro às expetativas dos cidadãos”, adianta Hernâni Dias, que espera, em retorno, sobretudo, ao nível do comércio tradicional, da hotelaria e da restauração, “um ganho económico tremendamente elevado”.

Quem não se importa nada com números são as crianças e estas aguardavam às dezenas, ansiosas pela chegada do Pai Natal. Quando apareceu em “sua” casa e se sentou no seu cadeirão os mais novos puderam confidenciar-lhe os seus mais íntimos desejos relativos aos presentes que gostariam de receber no dia 25 de dezembro. Mas os mais pequeninos ainda puderam desfrutar do carrossel ou então contemplar, juntamente, com os pais um presépio feito por um conterrâneo, José Santana. Ainda na Praça Camões, há umas “barraquinhas” de produtos da época e é claro, o atrativo maior desta iniciativa, a pista de gelo.

“Este ano o programa foi fortalecido, nomeadamente no que concerne às atividades desenvolvidas na Praça Camões com o intuito de dinamizar o centro histórico e também de respondermos àquilo que são os anseios das crianças este ano com mais animação para eles próprios e, no fundo, para toda a população”, refere o autarca.

Questionado sobre quantas pessoas serão necessárias para bater o recorde de maior Árvore de Natal Humana Iluminada do mundo, Hernâni Dias desvenda: “poucas e por uma razão simples, não há nenhum registo ainda. Vamos tentar colocar lá o maior número de pessoas possível e dessa forma, seguramente, conseguiremos atingir o objetivo que pretendemos". No entanto, o edil apela a todos os brigantinos e não só, que compareçam no dia 9 de dezembro, pelas 20h00, na Praça do Município (junto à Câmara Municipal com o intuito de registar a tentativa de construir a maior Árvore de Natal Humana Iluminada no livro dos recordes mundiais (Guinness World Record Book).

Com todas estas ações e com o envolvimento da comunidade, a autarquia pretende fazer jus ao nome escolhido para esta iniciativa “Bragança Terra Natal e de Sonhos”. A capital do Nordeste promete, então, concertos, ações solidárias e muita animação de rua até ao dia de Reis, a 6 de janeiro.

Para terminar, quem também esteve de parabéns nesse dia foi a Real Tuna Universitária de Bragança, pelo simples fato de completar 24 primaveras.  

 



PARTILHAR:

Tribunal de Contas aprova ligação aérea Bragança-Portimão

Novo tribunal de Vila Real estará a funcionar em 2016