Os milhares de emigrantes portugueses que no próximo fim-de-semana chegam a Portugal para as férias de Verão vão ser recebidos nas fronteiras pelo alerta das autoridades para o novo Código da Estrada, que a maioria desconhece.

Os portugueses que vivem na Europa, na sua maioria em países como a França, Luxemburgo, Alemanha e Suíça, vão ter à espera nas principais fronteiras várias acções de acolhimento e boas-vindas organizadas pelos governos civis e outras entidades locais.

Em Vila Verde da Raia, Chaves, os emigrantes serão recebidos, sábado à tarde, com bebidas frescas, panfletos com as principais alterações ao Código da Estrada e uma mensagem de boas-vindas.

\"Esta é uma acção simples que se destina a informar os emigrantes sobre as alterações do código da estrada\", disse à Agência Lusa António Lopes, adjunto do Governador Civil de Vila Real.

Os que entram pela fronteira de Vilar Formoso, Guarda, também vão ter à espera, amanhã à tarde, bebidas frescas e informações sobre as novas regras do Código da Estrada.

O Governo Civil da Guarda vai ainda entregar um postal selado para ser remetido aos familiares que ficaram no país de acolhimento com a mensagem \"chegámos bem, cumprimos o Código da Estrada\".

O postal, da autoria de um aluno do distrito, reproduz um desenho que alerta para os perigos ao volante e sugere \"dê sangue, mas não à estrada\".

Na fronteira de Quintanilha, em Bragança, um centro comercial local e a Cruz Vermelha Portuguesa vão dar as boas-vindas aos emigrantes entre sexta e quarta-feira.

Ao longo de seis dias, será prestado apoio e disponibilizadas informações sobre o nordeste transmontano aos milhares de emigrantes que entram por aquela fronteira, que vão também receber água, mapas e assistência médica.

Apesar de não realizar qualquer operação especial, a Brigada de Trânsito da GNR vai estar atenta à chegada dos emigrantes e reforçar durante o fim-de-semana o número de patrulhas nos principais eixos de ligação às fronteiras.

\"Não existe nenhuma operação especial porque está a decorrer a operação Verão Seguro. Mas devido ao aumento do trânsito com a chegada dos emigrantes serão canalizadas mais patrulhas para os eixos de ligação às principais fronteiras\", disse à Agência Lusa fonte da GNR.

Sobre o novo Código da Estrada, a mesma fonte adiantou que não vão desenvolver qualquer acção porque há questões que não se aplicam aos emigrantes, nomeadamente o uso do colete que não é obrigatório para quem vive fora de Portugal.

Além do carro, os emigrantes chegam também a Portugal de avião, um meio de transporte cada vez mais utilizado.

Para tal, a Transportadora Aérea Portuguesa - TAP reforçou a sua operação para França, Luxemburgo e Suíça, oferecendo cerca de 25 mil lugares extra.

De acordo com a TAP, entre Julho e Setembro, a companhia aérea disponibilizou mais 45 voos entre Paris e o Porto e 40 entre Porto e Paris.

A operação para a capital portuguesa também foi aumentada em 15 voos entre Paris e Lisboa e sete de Lisboa para Paris. Para o Luxemburgo o incremento será de 22 voos e para a Suiça haverá mais sete voos. Nas suas terras, os emigrantes vão ter ao dispor os gabinetes de apoio existentes nas câmaras municipais, que vão ser reforçados para prestarem um atendimento mais célere.

Fonte da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas adiantou à Agência Lusa que os cerca de 40 gabinetes de apoio ao emigrante nas autarquias vão ser reforçados durante o mês de Agosto.



PARTILHAR:

Topo do karatê nacional

Emigrantes recebidos nas fronteiras com alerta para o Código da Estrada