“Queria muito ganhar” e ganhou. O espanhol David Mayo Vivas (Cadão/Soutense) foi o vencedor da 5.ª edição do Bragança Granfondo By Trek, que se disputou hoje na capital transmontana, com mais de 1400 participantes. O corredor de Ourense gastou 3h35m22s para cumprir os 127 km da prova 'rainha' deste granfondo e repetiu o triunfo que já alcançara no ano passado.

Replicou-se o resultado e a animação, confirmando-se assim o estatuto de “Granfondo mais animado do mundo”. A par de uma significativa adesão do público, que marcou boa presença em muitos pontos dos trajectos, juntaram-se a esta festa do ciclismo para todos, caretos, bombos, orquestras, DJ, gaiteiros e o Coral Brigantino. A subida da Costanilla, que marcou o regresso do Bragança Granfondo ao coração de Puebla de Sanabria, constituiu outros dos momentos altos deste participado evento desportivo.

A vitória de David Vivas começou a desenhar-se logo nos quilómetros iniciais, quando acelerou a corrida na primeira dificuldade do dia, rumo à aldeia de Gimonde. A acompanhá-lo esteve sempre o seu compatriota e amigo Alvaro Lobato (Bicis Baquero) – 2.º classificado (com o mesmo tempo) –, tendo estes feito quase toda a prova em solitário. A mais de 7 minutos, Daniel Pinto (5300 Bike Shop), o mais forte de um grupo que nunca ameaçou a liderança dos dois corredores espanhóis, foi o 3.º a cortar a meta instalada na Av. D. Sancho I, paredes meias com o Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira.

Nas senhoras, o triunfo também foi espanhol. Eva Aguilar gastou 4h28m para completar a prova. A 1m46s, Daniela Pereira (Brinox Cycling Team) garantiu a 2.ª posição, enquanto que Alessia Teixeira, com o registo de 4h40m46s, fechou o pódio feminino.

A distância intermédia (101 km) foi ganha por Nuno Morgado, com a marca de 2h51m09s. O ciclista da Brinox Cycling Team foi quem mais próximo esteve de alcançar a dupla Vivas/Lobato, mas depois de ter estado a cerca de 50 metros de o conseguir, foi cedendo terreno e, na divisão de percursos, antes da subida para Oleirinhos, optou por seguir em frente, garantindo a vitória no Mediofondo. Elisabete Madeira (Lobos do Brunheiro de Chaves) foi a vencedora feminina, com o tempo de 3h50m41s.

Fábio Abreu (Proteu Cycling Team) e Diana Porto (Velo Clube de Bragança), gastando respectivamente 1h28m21s e 1h58m24s para percorrer os 51 km, alcançaram a meta isolados e sagraram-se os vencedores do Minifondo.

Vencedor da Volta a Portugal em 2013, o espanhol Alejandro Marque envergou o dorsal 1 no Bragança Granfondo by Trek e, no final, enalteceu a qualidade do evento e confessou “estar feliz” pela oportunidade de regressar a Portugal. “Revivi momentos antigos numa organização impecável”, disse o ciclista que foi a Bragança “desfrutar” de uma corrida feita “sem pressas”.

Por sua vez, o presidente da Câmara, Hernâni Dias, que juntamente com o vereador Miguel Abrunhosa lançaram-se no desafio de disputar esta prova, destacou “a característica” de Bragança “acolher muito bem quem a visita e este granfondo não podia ser excepção”. Isto porque o “importante” era que “todos chegassem ao fim felizes e satisfeitos”. E a avaliar pelas reacções, foi isso que aconteceu.



PARTILHAR:

Comboio Histórico do Douro com mais viagens em 2023

PJ deteve homem de 68 anos suspeito de atear fogo em Vila Real