Os vinhos do Douro continuam a dar nas vistas em concursos no estrangeiro. Recentemente, num dos mais prestigiados concursos internacionais, no Concours Mondial de Vins de Bruxelles, que teve lugar em Itália, foram premiados com medalha de ouro onze vinhos da Região Demarcada do Douro.

Dois vinhos Douro da Family Estates (DFE), uma empresa de comercialização criada por quatro quintas durienses, conquistaram uma Grande Medalha de Ouro e uma Medalha de Ouro no Concours Mondial de Vins de Bruxelles, um dos mais presti-giados concursos internacionais de vinhos. A Grande Medalha de Ouro, atribuída ao Vinho DFE Signature 2007 DOC Douro tinto, ganha especial relevo, na medida em que dos 6 mil vinhos de todo o mundo que estiveram em competição, apenas foram distinguidos com esta medalha 69 vinhos, 5 dos quais portugueses. O outro vinho premiado, com Medalha de Ouro, foi o Vinho DFE Premium 2007 DOC Douro tinto. Ao todo, neste concurso foram premiados com Medalhas de Ouro 11 vinhos da Região Demarcada do Douro, que tem vindo a conquistar cada vez mais atenções a nível internacional. Entre os onze premiados estão outros dois vinhos da Douro Family Estates, mas com marca de uma das quintas, a Quinta dos Poços.

Em conjunto, as quatro quintas integradas na Douro Family Estates possuem 92 hectares de vinha na Região Demarcada do Douro. Cada produtor mantém a sua marca própria, mas a estratégia passa também a concentrar esforços numa marca comum, a DFE, e em três variantes: Classic, Premium, Signature.

O Concurso Mundial de Bruxelas é um dos mais destacados concursos de vinhos que se realiza em todo o mundo. Foi criado em 1994. A edição de 2010, que se realizou recentemente na cidade de Palermo (Itália), contou com 6 mil vinhos de todo o mundo em competição, representando mais de 500 milhões de garrafas comercializadas. O júri é constituído por cerca de 40 personalidades reconhecidas internacionalmente e relacionadas com o mundo dos vinhos. A edição de 2011 terá lugar no Luxemburgo.

Pomares Tinto 2008 com medalha de prata

Outro vinho do Douro cuja qualidade foi recentemente reconhecida foi o Pomares Tinto 2008, da Quinta Nova de N. S. Carmo, distinguido com uma medalha no Decanter World Wine Awards 2010. Este lote Pomares da colheita 2008, com uma presença forte das castas Tinta Roriz e Touriga Franca e com ligeiro toque de Touriga Nacional, estagiou parcialmente em barricas de carvalho francês e americano durante seis meses, apresentando carácter frutado e sedutor. O preço de venda ao público é de 5,90 euros.



PARTILHAR:

Os vários prémios ajudaram

Helena e Cristina estão bem