No dia 16 de fevereiro, na Piscina Municipal, decorreu o Torneio do Nadador Especialista onde estiveram em competição 157 atletas (82 masculinos e 75 femininos), em representação de 11 clubes: SC Mirandela, GCVR, CN Interior Norte, CN Vila Real, Vinhais, SSPCM Bragança, Ac. Viseu, Gespaços, Triatlon Lamego, NC Chaves e CN Olhão.

Em termos de resultados, é de salientar o recorde nacional de Infantis B alcançado pela nadadora de GCVR, Ana Margarida Guedes, que nadou os 50m livres, no primeiro percurso da estafeta, em 28,89s retirando 4 centésimos ao anterior máximo nacional que pertencia desde 2010 a Mariana Guerra (ASSSCG). Registo importante também para os 5 recordes regionais alcançados por João Morais (SSPCM Bragança), nos 50m livres; Manuel Caçador (SCM), nos 200m costas; Ricardo Gonçalves (GCVR), nos 100m mariposa e Ana Guedes (GCVR), nos 100m e 200m bruços.

Coletivamente, o GCVR foi o vencedor da competição seguido pelo Ac. Viseu e Gespaços. As melhores performances da competição foram para Bruno Monteiro (GCVR) em masculinos, nos 100m bruços e Diana Ferreira (GESP) nos 50m bruços em femininos. Aproveitando este evento, a Câmara Municipal e as direções da Associação de Natação do Nordeste e do Ginásio Clube de Vila Real, entenderam prestar uma justa homenagem a uma figura muito ligada à região (ex-nadador e ex-treinador do Ginásio Clube de Vila Real e praticante de pólo aquático pela AAUTAD), o Presidente da Federação Portuguesa de Natação e Pró-Reitor da UTAD, o Prof. António José Silva. Esta homenagem deve-se ao seu trabalho de investigação na área da natação na qual é reconhecidamente um dos seus principais investigadores e autor de várias publicações, tendo ao longo dos últimos anos tido um papel fundamental no desenvolvimento da natação nacional.

Estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng. Domingos Madeira Pinto, que salientou o facto da cidade de Vila Real ter atualmente dois presidentes de Federações de Modalidades Olímpicas (Natação e Ciclismo). Nas breves palavras que proferiu, o presidente da FPN salientou a importância que a construção de uma piscina nova teria para a cidade de Vila Real, destacando a relevância deste equipamento para a coesão social e territorial.



PARTILHAR:

O Douro é marca internacional

Garantindo os postos de trabalho