NO CDS/PP de Macedo de Cavaleiros já está a pensar nas próximas eleições autárquicas, a disputar em 2005.
Por isso, organizou uma reunião/jantar, que juntou cerca de uma centena de militantes e simpatizantes do partido da direita.

O presidente da Concelhia de Macedo de Cavaleiros, Firmino Cordeiro, debruçou-se sobre quatro pontos:
os adversários autárquicos; a Concelhia do CDS/PP; as eleições europeias de 2004; e as eleições autárquicas de 2005.
"Aqueles que não olham a meios para atingirem os objectivos eleitorais que os seus partidos (PS e PSD) lhes exigem, são os verdadeiros adversários autárquicos do CDS/PP", afirmou Firmino Cordeiro, numa clara alusão ao facto de haver alguns autarcas com passado no partido centrista, que recentemente disputaram eleições sobre o signo de outros partidos.

Aviso ao PSD Para além disso, o presidente da concelhia focou o trabalho da Comissão Política, salientando o aumento do número de sócios que terá, em ano e meio, duplicado, sendo hoje perto de 500. Este facto faz o dirigente político acreditar que o seu partido "está bem estruturado e capaz de encarar grandes desafios".
Um seminário sobre Segurança Social, Leis Laborais e o Estatuto do Funcionário Público, com a presença do ministro do Trabalho e Segurança Social, Bagão Félix, é um objectivo que a Concelhia do CDS/PP se propõe realizar até Maio do próximo ano.
As eleições Europeias foram focadas como ponte para a análise das Autárquicas 2005, já a postura tomada pelos órgãos nacionais do CDS/PP é a mesma que Firmino Cordeiro irá aplicar nas Autárquicas 2005, em Macedo de Cavaleiros. Mas, deixou um "aviso" ao PSD: "se nada disserem para avançar em coligação, num espaço de tempo limitado, nós estamos preparados com ideias, objectivos e quadros de excelente qualidade para avançarmos sozinhos".
"Não há diálogo político" A hipótese de uma coligação PSD/ CDS/PP para 2005, em Macedo de Cavaleiros, foi deixada em aberto, "se forem respeitadas determinadas condições".
Firmino Cordeiro destacou-se do processo ocorrido em 2001, afirmando que este não tem "representatividade do partido no seu conjunto". "Há falta de representatividade dos autarcas CDS/ PP nas freguesias" e não há "diálogo político" entre o actual executivo camarário e a comissão política concelhia do CDS/PP, salientou.
O presidente da Concelhia popular anunciou que está já a trabalhar num "esboço do programa" para as Autárquicas 2005 e que "não abdicaremos de defender em circunstância alguma os nossos projectos e as nossas ideias".
O executivo camarário foi mesmo alvo de algumas críticas. "Vários são os comentários que circulam sobre o desgoverno na gestão da Câmara Municipal, ninguém manda e cada um faz o que quer", acusou Firmino Cordeiro, indo mais longe ao afirmar que "pelo andar da carruagem o PS pode já em 2005 retomar funções no executivo".
Firmino Cordeiro teceu, há cerca de um ano, fortes críticas ao actual executivo camarário, demarcando-se da sua actuação, ao afirmar que não havia representatividade do seu partido, uma vez que o elemento do CDS/PP na lista de coligação, e número dois da actual edilidade macedense, Duarte Moreno, não é militante popular, não havendo diálogo entre as concelhias.

Questionado pelo Jornal NORDESTE, Firmino Cordeiro afirmou que, desde essa altura, "se evoluiu bastante, mas o cenário está longe de ser ideal para o partido". E deu como exemplo o facto de ter havido, em ano e meio, duas reuniões entre as duas forças políticas, o que é "manifestamente pouco".
Sabendo que recentemente foi eleita no PSD uma nova Comissão Política Concelhia, deixou um repto: "têm que ter a coragem, de ter a iniciativa" com vista a contactos entre os dois partidos.



PARTILHAR:

Encontro de Autarcas Portugueses de França

Elegerão o Conselho Regional