O ministro da Agricultura, Jaime Silva, afirmou, ontem, que o Governo não dará apoio para a construção da barragem Parada/Coelhoso, no concelho de Bragança, porque se trata de um empreendimento que «não é vantajoso em termos de custos/benefícios».

A barragem está dimensionada para irrigar as culturas de 300 agricultores, um número considerado muito reduzido por Jaime Silva. \"O custo da barragem, face à utilização, não é viável, custará cerca de quatro a cinco milhões de euros para regar pouco terreno\", explicou.

O ministro esclareceu que se a barragem tivesse uma dupla utilização, rega e abastecimento público, haveria possibilidades de obter financiamento da Agricultura e do Quadro de Referência Estratégica Nacional. \"Assim poderia ir para a frente, agora só para a agricultura o custo não compensa\", reiterou Jaime Silva.

O ministro propÎs aos agricultores da zona que cada um avance para a construção de charcas ou furos, \"assim têm o problema resolvido, em vez de gastar cinco milhões de euros\", recomendou o governante. O Ministério da Agricultura prevê apoios para estes projectos individuais.

Jaime Silva explicou ainda que os projectos relacionados com a construção de barragens para a agricultura têm de estar bem fundamentados. \" Temos de ter projectos com agricultores a produzir\", frisou.

Uma vez que 50% do regadio nacional, ou seja o equivalente a cerca de 110 mil hectares, está abandonado. \"Não podemos fazer barragens para depois não serem usadas\", avisou o ministro. A partir de agora, os projectos têm de ter associados a um plano de utilização. A gestão das barragens tem de ser feita pelas associações de regantes, e são os agricultores que têm de assumir a responsabilidade.



PARTILHAR:

Portugal e Espanha

Cruzamento de Lagoaça