Um faixa com o nome de Giovani e a frase “Não à violência” segurada por várias entidades locais encabeçou hoje a marcha silenciosa de homenagem, em Bragança, ao estudante cabo-verdiano que morreu a 31 de dezembro.

A marcha partiu do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde chegaram ao início da tarde autocarros com colegas da escola superior de Mirandela que o estudante cabo-verdiano frequentava há pouco mais de um mês.

Estava na cidade de Bragança, com amigos cabo-verdianos também estudantes, quando na madrugada de 21 de dezembro foi encontrado pela polícia caído na rua, depois de uma alegada rixa num bar da cidade em que terá sido agredido.

As circunstâncias em que ocorreu o ferimento na cabeça, que lhe provocou a morte depois de dez dias internado num hospital do Porto, estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária e ainda não foram revelados oficialmente suspeitos.

Para este sábado foram marcadas várias marchas de solidariedade em Portugal e noutros países de homenagem ao jovem cabo-verdiano de 21 anos, que deverá ser sepultado em Cabo Verde no próximo sábado, segundo informação avançada pela família ao presidente do politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues.

O responsável máximo da instituição de ensino superior com nove mil alunos, um terço dos quais estrangeiros de 70 nacionalidades, foi um dos representantes das entidades locais que se juntaram à marcha de hoje, em Bragança.

A iniciativa significa para o presidente do IPB “solidariedade para com a família” num “momento muito difícil, e todo o povo Cabo Verdiano”.

Orlando Rodrigues sublinhou que este momento serve para “afirmar os valores da não violência, do respeito pelos outros e da paz, da multiculturalidade”.

“Neste momento em que estes valores são postos em causa queremos dizer que a nossa comunidade é uma comunidade pacífica, que estes atos são absolutamente excecionais e não são a regra e, sem hesitações queremos afirmar esses valores”, frisou.

Tal como já tinha anunciado, o presidente do IPB irá ao funeral do estudante a Cabo Verde, no próximo sábado.

Também o bispo da Diocese de Bragança-Miranda se juntou à marcha, mas numa “presença de silêncio, de proximidade”, deixando as palavras para a homília na catedral de Bragança, o último ponto da homenagem de hoje.

Antes de chegar à catedral, na Praça da Sé, o centro da cidade de Bragança, a homenagem inclui uma vigília, velas e flores.

A Associação de Estudantes Africanos do IPB mandou fazer ‘t-shirts’ brancas com o rosto de Giovani e símbolos da paixão do jovem pela música, que os participantes usaram na marcha, como explicou, o presidente, Wanderley Antunes.

Este movimento, concretizado em manifestações, em Portugal, na Europa e países de África, servem, no entender do dirigente associativo, para “passar a mensagem de união e de força, que a paz tem de prevalecer em todos os momentos”.

“Todos estamos juntos, condenamos o ato que aconteceu com o nosso colega”, afirmou, reiterando o apelo geral de justiça e punição dos autores.

A multiculturalidade do politécnico de Bragança esteve representada na marcha por Giovani com Marcos Silva, um estudante brasileiro a vestir a camisola de homenagem e a expressar “tristeza” pelo que aconteceu.

“Espero que a Justiça possa averiguar tudo o que está a acontecer”, afirmou o jovem brasileiro que está em Bragança desde outubro e testemunha que “as pessoas se dão bem” no IPB.

O papel da polícia e a pouca informação disponibilizada é do desagrado de outras duas jovens estrangeiras que se juntaram à marcha por solidariedade.

A italiana Elisa Legrenzi está em Bragança há seis meses. O único problema que tem é com a língua. Por não saber falar português passa mais tempo com a comunidade internacional do politécnico do que com a cidade.

A polaca Evilina Wielgat chegou há quatro meses fala de uma cidade “calma” onde “as pessoas são simpáticas e juntou-se hoje à marcha para mostrar “preocupação” com o que aconteceu e com a postura da polícia, de pouca informação.

Alguns dos residentes na cidade marcaram também presença com flores e para expressar tristeza com o caso.

“Acho muito triste, devíamos ser todos irmãos, unidos, ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém”, apontou Lília Fernandes, de 73 anos.

Vários autarcas e políticos da região juntaram-se à iniciativa com o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, a manifestar “pesar pelo que aconteceu” e a desejar que a marcha sirva para mostrar que “a comunidade brigantina é pacífica, acolhedora e que isto não passa de um ato isolado”.

Também o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superioro Teixeira e Secretária de Estado da Valorização do Interior Isabel Ferreira também marcaram presença envabecaram a marcha.

“Estou certo também que toda esta comunidade académica reconhece esse sentimento. Esta situação não pode, em circunstância alguma, manchar aquilo que é o bom acolhimento que Bragança tem proporcionado à comunidade estudantil”, disse.

Os amigos com quem a vítima saiu dizem que um grupo de “cerca de 15 pessoas” alegadamente de Bragança, os aguardavam na rua “com cintos, paus e ferros” e terão atingido Giovani com uma paulada na cabeça.

Por esclarecer continua o que se passou entre o momento da alegada agressão e o local onde Giovani foi encontrado caído no chão sozinho, mais de meio quilómetro e a alguns minutos a pé do bar, na madrugada do dia 21 de dezembro.

A direção nacional da PSP esclareceu, na sexta-feira, que a vítima foi encontrada pela polícia que comunicou o caso ao INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) como sendo um alcoolizado caído na rua.

Terão sido os bombeiros que prestaram socorro que se aperceberam do ferimento e foi o hospital de Bragança que comunicou à PSP que a vítima que tinha encaminhado apresentava sinais de ter sido agredida.

O jovem cabo-verdiano foi transferido para o hospital de Santo António no Porto, onde morreu na madrugada de 31 de dezembro.

 

Vamos ainda atualizar com fotos e videos

 

 

Centenas de pessoas homenageiam em silêncio Giovani no Terreiro do Paço 

Centenas de pessoas juntaram-se hoje no Terreiro do Paço, em Lisboa, numa vigília de homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani, que foi agredido em Bragança e morreu a 31 de dezembro no hospital.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues morreu a 31 de dezembro do ano passado no hospital, após ter sofrido uma agressão perto de uma discoteca em Bragança onde estivera com amigos.

Vestindo 't-shirts' brancas com a fotografia do jovem e na mão com panfletos onde se pode ler #justiçaparaogiovani, as pessoas começaram a juntar-se frente à estátua de D. José I onde estiveram em silêncio, formando primeiro um círculo que no seu interior tinha velas e flores brancas.

As pessoas mantiveram-se em silêncio que, conforme Kleisy Ferreira de Pina, da organização, estava em consonância com Giovani “que esteve também dez dias em silêncio”.

“Estou aqui para fazer justiça por aquele jovem que morreu. Portugal está a ficar inseguro. Estou aqui também pelo meu filho que tem a idade do Giovani. Também ele já foi vítima de agressões”, disse à Lusa Maria Mendes.

No panfleto com a 'hashtag' #justiçaparaogiovani encontra-se a letra de uma morna feita de forma a homenagear o jovem que, escrita em crioulo, fala da morte, de sentimentos, tristeza e sofrimento, explicou Maria Mendes.

Ivanilde Gomes, que veio de Cabo Verde para Portugal há três anos, contou à Lusa que veio à Praça do Comércio “em paz” para homenagear o jovem que morreu “barbaramente” em Bragança.

“Estou aqui não para conflitos, mas como um símbolo de paz e para que outros jovens não tenham de morrer como ele”, disse Ivanilde, acrescentando esperar que a morte de Giovani “sirva para que os cabo-verdianos sejam ouvidos e não tenham de se calar com injustiças como a que aconteceu”.

Na praça, muitos são os jovens com bandeiras de Cabo Verde, vendo-se pessoas de todas as idades, que respeitam o silêncio pedido pelos organizadores, empunhando cartazes exigindo justiça.

Na estátua de D. José I que parece observar o que se passa na praça do cimo do seu cavalo, foi colocada uma tarja onde se lê: “Contra o Racismo do Estado, Punição dos Crimes Racistas”.

À Lusa, José Pereira, que pertence aos movimentos Consciência Negra e Em Luta, explicou a necessidade de, “acima de tudo e em primeiro lugar o Estado português esclarecer o que se passou”.

“O Estado tem o dever de esclarecer”, disse José Pereira avançando haver um “duplo padrão de comportamento do Estado quanto à prática deste tipo de crimes”.

José Pereira denunciou também que as autoridades “agridem e brutalizam” quando vão aos bairros onde vivem pessoas “racializadas, negros, emigrantes e ciganos”, acrescentando que “agem de forma diferente quando se tratam de não brancos”.

“Tire o seu racismo do caminho” ou “Nu kre justiça” [Queremos justiça, em crioulo], são outros dos cartazes empunhados pelas pessoas, entre alguns balões brancos e pretos espalhados pela praça.

Às palavras da organização que pediam calma a todos para que a vigília em homenagem ao jovem corresse de forma pacífica, as pessoas que se encontravam na praça respondiam com palmas.

“Esta marcha tem por intuito demonstrar a indignação perante a violência que vitimou o nosso colega, solidariedade e homenagem a Luís Giovani”, pode ler-se na mensagem que acompanhou a convocatória para a vigília marcada para o Terreiro do Paço, em Lisboa, que foi organizada pelos Caloiros de CV, colegas do jovem, e difundida através da rede social Facebook.

“Giovani, estudante cabo-verdiano radicado em Bragança, faleceu cedo demais. Tal como muito de nós abandonou a sua terra natal em busca de um futuro melhor”, prossegue a mensagem dos colegas.

Está previsto que após a concentração silenciosa, seja lido um manifesto pelos organizadores do evento, seguindo-se a entoação da morna “Partida”, de B.Léza. Está igualmente prevista a leitura de dois poemas pelo grupo Djidiu – A Herança do Ouvido.

Os Caloiros de CV apelaram desde o início aos participantes para que, entre outros procedimentos, sejam pacíficos e não recorram à violência.

 

Morte de jovem cabo-verdiano encenada junto à Embaixada de Portugal em Paris

A comunidade cabo-verdiana manifestou-se este sábado junto à embaixada portuguesa em Paris pedindo justiça no caso de Luís Giovani, jovem que foi agredido em Bragança e morreu a 31 de dezembro no hospital.

"Estamos aqui para dizer que o povo cabo-verdiano em Portugal, em Cabo Verde e no mundo inteiro está ciente dos seus direitos e deveres e que achamos que a forma como foi tratado o caso não foi natural e normal. Estamos indignados. O mínimo que se espera é que se faça justiça", afirmou Isabel Borges Voltine, uma das organizadoras da manifestação, em declarações à Agência Lusa.

Este protesto juntou mais de uma centena de pessoas, na sua maioria da comunidade cabo-verdiana em Paris, e incluiu uma encenação simbólica da morte de Luís Giovani através de expressão dramática, assim como palavras de ordem.

"Como mãe, quando soube o que se passou, deu-me a volta ao estômago. Não podia ficar silenciosa. Muitas vezes ficamos calados, compartilhamos nas redes sociais, mas não agimos. Portanto, eu decidi agir e pedir para que as pessoas comparecessem para lutar contra esta injustiça", disse Edna Rosa Semedo, outra das organizadoras do protesto.

A ideia inicial destas ativistas era a de fazer o percurso entre a Embaixada de Portugal e a Embaixada de Cabo Verde na capital francesa, mas devido ao conflito entre esta manifestação e as já habituais manifestações de sábado devido ao projeto de reforma das pensões, a Prefeitura de Paris não aceitou esse plano, limitando-se assim o protesto à frente da embaixada portuguesa.

Os manifestantes referiram mais o tema da injustiça e o atraso na investigação a este caso, mas a questão do racismo e da negrofobia esteve presente nesta manifestação.

"Não é o primeiro a morrer desta forma e isto continua. Não queremos uma justiça com dois pesos e duas medidas. [...] É preciso que as pessoas se mobilizem para que este tipo de atos negrofóbicos não aconteçam mais. Não falamos em racismo, mas a verdade é que são jovens negros que acabam sempre mortos", indicou Edna Rosa Semedo.

O sentimento era partilhado em quem respondeu ao apelo das ativistas. "Não posso dizer [que foi um crime de racismo], não sei o que as pessoas sentiram quando fizeram aquilo. Mas, normalmente, se fosse um branco na discoteca, acho que não fariam isso. [...] E quando vivi em Portugal senti isso. Tive um primo e conhecidos que foram mortos pela polícia e nunca tiveram justiça", disse Lenia Correia, natural de Cabo Verde, nascida em Portugal e que há cinco anos está em França.

Lenia trouxe à manifestação os seus dois filhos pequenos para que eles "cresçam com força" e afirma não querer despertar qualquer ódio contra os portugueses ou franceses. "Queremos paz e justiça, porque nada vai trazer a vida do Giovani de volta", afirmou.

Esta vontade de paz foi uma constante durante todo o protesto, com a maior parte dos manifestantes a envergarem camisolas brancas com a cara de Luís Giovani e balões brancos entre as bandeiras de Cabo Verde.

Também na capital britânica se realizou uma concentração em homenagem ao jovem cabo-verdiano morto em Bragança.

Várias dezenas de pessoas juntaram-se durante a tarde junto do consulado de Portugal em Londres, segurando rosas e balões brancos e bandeiras de Cabo Verde.

Alguns participantes levaram cartazes, onde se podia ler “Eu sou Giovani” ou “Queremos justiça“.

O protesto, que durou pelo menos duas horas, apesar do frio, incluiu ainda discursos espontâneos e intervenções emocionadas em solidariedade com a família e amigos do jovem cabo-verdiano.

Marco Lopes, um dos organizadores, disse à agência Lusa que a mobilização foi feita sobretudo através das redes sociais, e que levou pessoas a viajar centenas de quilómetros, de localidades como Birmingham, Manchester, Peterborough ou Ipswich.

Vigílias de homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani, que foi agredido em Bragança e morreu a 31 de dezembro no hospital, realizaram-se esta tarde em várias cidades portuguesas, mas também na Praia (em Cabo Verde) Londres, Paris e Luxemburgo.

 

Polícia Nacional cabo-verdiana contém manifestantes junto à residência da embaixadora portuguesa na Cidade da Praia

 

Elementos do corpo de intervenção da Polícia Nacional cabo-verdiana estão a impedir a progressão dos manifestantes que se concentram à porta da residência da embaixadora de Portugal, na Praia, constatou a Lusa no local.

“Queremos justiça” e “Justiça para o Giovani” eram algumas das palavras de ordem ditas pelos manifestantes junto à residência da embaixadora de Portugal, Helena Paiva, na Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Os manifestantes, que participavam numa marcha de homenagem ao jovem Luís Giovani, que morreu em 31 de dezembro, irromperam pelo edifício do Palácio da Assembleia Nacional e foram travados pela polícia.

Seguiram para a residência oficial do Presidente da República e depois para a casa da embaixadora onde estavam pelas 17:20 locais (mais uma hora em Lisboa) concentrados e contidos pelos elementos do corpo de intervenção da Polícia Nacional.

Esta tarde, pelas 16:40 locais, mais de um milhar de manifestantes forçaram todas as barreiras policiais e conseguiram chegar à porta da Embaixada portuguesa, gerando-se momentos de tensão.

Vigílias de homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani realizaram-se hoje em Lisboa, Bragança, Praia (Cabo Verde), Londres, Paris e no Luxemburgo.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues morreu em 31 de dezembro do ano passado no hospital, após ter sofrido uma agressão perto de uma discoteca em Bragança onde estivera com amigos.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Rio Rio ganha no distrito de Bragança e distrito de Vila Real

Em Bragança a marcha inicia-se no IPB(Cantinas) e termina na Catedral