O espumante «Vasco da Gama Reserva», das Caves Arcos do Rei, foi premiado com uma medalha de prata na feira mundial de vinhos «Vinexpo», que decorre até quinta- feira em Bordéus (França), revelou terça-feira um responsável da empresa.

Segundo Rui Ribeiro, sócio-gerente das Caves de Anadia (Aveiro, Norte de Portugal), a atribuição deste "troféu de excelência" ao espumante constitui uma "grande honra" por a consagração se verificar na "maior feira mundial de vinhos", a decorrer em França, "a terra dos champanhes".

Este foi o único espumante português premiado no certame, a que concorreram produtores oriundos de países como a França, Itália, Grécia, Hungria, Espanha, Alemanha, Suíça, Turquia, África do Sul, Chile, EUA, Perú, México, Argentina, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Israel, Austrália e Marrocos.

Já em Março o mesmo espumante ganhara uma medalha de prata no concurso "Vinalies", organizado pelo Ministério da Agricultura francês, adiantou o responsável à Agência Lusa.

De acordo com Rui Ribeiro, Portugal - representado na feira com cerca de 60 expositores - arrebatou no certame cinco medalhas de ouro, seis de prata e 11 de bronze.

Os prémios de ouro foram atribuídos ao "Adega de Pegões" (2001), produzido pela Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, e a dois moscatéis do Douro, de 1989 e 2000, da Adega Cooperativa de Favaios.

Foram também distinguidos com os troféus de ouro dois vinhos do Porto, o "Quinta do Castelinho" (1997), da Castelinho Vinhos SA, e o "Romariz" (1997), da Romariz Vinhos SA.

Os prémios que distinguiram os melhores vinhos do mundo no certame de Bordéus foram entregues segunda-feira, ao final da tarde.

Segundo Rui Ribeiro, o "Vasco da Gama Reserva" é produzido a partir de uma selecção de lotes de vinhos das regiões vitivinícolas da Bairrada e do Dão.



PARTILHAR:

Em defesa da Casa do Douro

Luís Arnaut anunciou a sua integração nos quadros do Ministério da Agricultura