Carlos Sousa foi o vencedor do Rally TT Casa do Pessoal da RTP, disputado em Bragança no passado fim-de-semana. Esta foi a segunda prova do campeonato nacional de todo-o-terreno e aquela que marcou a estreia do piloto ao volante da nova Mitsubishi Strakar.

Carlos Sousa repetiu, assim, a vitória conseguida na edição do ano passado do Rally TT Casa do Pessoal da RTP e assumiu o comando da competição, em igualdade pontual com Rui Sousa, piloto oficial da equipa Nissan.

Curiosamente, a prova começou com o domínio da equipa Toyota, que conseguiu o melhor tempo do prólogo através da dupla João Ramos/Armando Veiga (aquele que foi navegador do piloto de Murça José Rodrigues e com o qual se sagrou campeão nacional do Agrupamento T2 na edição do ano passado), e o terceiro lugar com Filipe Campos. No meio destes, com o segundo melhor tempo do prólogo, ficou a Strakar de Carlos Sousa.

Numa prova muito dura, apenas 14 das 31 equipas que alinharam de início conseguiram chegar ao final. Carlos Sousa é que não demonstrou problemas de andamento, numa inequívoca demonstração de superioridade da nova Mitsubishi Strakar. Os problemas de Filipe Campos permitiram a Carlos Sousa gerir a sua prova, não tendo necessidade de correr riscos desnecessários. João Ramos, com diversos problemas mecânicos no seu Toyota, chegou a acompanhar os dois primeiros, mas viria a desistir com um problema insolúvel na válvula de regulação do turbo.

O segundo e derradeiro sector selectivo, para além de ser mais curto, pouco ou nada trouxe de novo ao escalonamento final, apesar de Filipe Campos ainda ter "assustado" o comandante, ao ganhar um minuto a Carlos Sousa em apenas 30 quilómetros. Mesmo assim, Filipe Campos pouco mais poderia fazer, já que efectuou praticamente toda a prova com um tubo do "intercooler" solto, o que condicionou o rendimento do carro de forma substancial. Apesar de ainda ter parado na primeira assistência facultativa, onde perdeu mais de dois minutos para os primeiros, foi só na Zona de Assistência entre os dois sectores selectivos, que os técnicos da Salvador Caetano resolveram a situação. Depois, e quando procurava imprimir um andamento mais rápido, o Land Cruiser sofreu um furo, entregando de "mão beijada" a vitória a Carlos Sousa.

Paulo Martins, em Nissan Patrol GR, classificou-se na terceira posição, beneficiando dos problemas de Carlos Rolla com o diferencial, na frente da Strakar "versão 2001" de Miguel Barbosa. Rolla terminou na quinta posição.

Daí para baixo, a tabela classificativa não sofreu grandes alterações, pois Pedro Grancha manteve-se na frente da Navara de Hélder Pimenta e João Cruz, mesmo com problemas de amortecedores no Nissan Patrol GR, manteve atrás de si o Renault Scénic de Frederico Roque e o Mitsubishi Pajero de Alexandre Vale, piloto que assim confirmou a sua primeira vitória no Agrupamento T1.



PARTILHAR:

Paradela de Guiães

Sambade