José António Gomes, um cidadão português natural de Agrochão, Vinhais, completou 100 anos de idade no início de Agosto. O emigrante centenário, com uma grande prole que inclui filhos, netos e bisnetos, foi homenageado pela sua família com uma grande festa de aniversário, onde teve direito a apagar as muitas velas de um bolo de anos especial.

O \"Jornal Digital\", do Brasil, noticiou recentemente que José Gomes, parente do Marechal Mascarenhas de Morais, militar brasileiro, emigrou para São Paulo em 1930. Nas suas lembranças mais antigas estão a passagem do cometa Halley e o desespero das pessoas da aldeia que diziam: \"Meu Deus é o fim do mundo, o que será de nós?\". Muitas foram procurar o professor que os aconselhou a \"pÎr os olhos no céu e o nariz no cometa\", contou o nosso conterrâneo ao jornal brasileiro.

Na aldeia nem bicicleta havia, por isso a chegada do primeiro carro também causou um grande espanto nos moradores. O português recorda que quando viram um carro pela primeira vez, acharam que fosse \"coisa do diabo\", com aqueles faróis irradiando luz e sem ser puxado a cavalo.

O depoimento do senhor José integra agora o acervo que está a ser criado pelo projecto \"Os portugueses em São Paulo\", de autoria da historiadora Sónia Maria de Freitas, já divulgado pelo \"Jornal Digital\", e actualmente a debater-se com dificuldades em obter financiamento junto do empresariado português.



PARTILHAR:

Dia sem carros

Emigrante português no Brasil festeja 100 anos