Augusto Santos Silva garantiu que o projecto do Museu do Douro "está a avançar" e que o estudo preparatório sobre a sua instalação continua em realização. Estudo que incide em duas dimensões fundamentais.

A primeira está relacionada com a preparação de uma primeira "exposição-inventário", que, para o ministro, "é uma primeira mostra pública do que pode ser o acervo do futuro Museu do Douro".

Em Setembro, uma equipa vai iniciar a pesquisa e a recolha de todos os elementos que possam ter interesse para a história da região.

Na mesma altura vai ter início uma exposição temporária de pintura, fotografia e de objectos, colóquios, debates e projecções de filmes.

Do projecto faz ainda parte uma vasta panóplia de iniciativas de animação, que vão abranger os 22 municípios da Região Demarcada do Douro.

Destas acções destaca-se um concurso literário e de fotografia, cujo tema será sempre o Douro e que vai envolver as escolas.

Em segundo lugar, Augusto Santos Silva destacou as conversações entre a Comissão Instaladora do Museu, dirigida por Gaspar Martins Pereira, e algumas instituições proprietárias de equipamentos que podem servir para a instalação do Museu.

O ministro referiu que o Centro de Interpretação do Museu do Douro deverá ficar instalado no actual edifício da Real Companhia Velha, situado na Avenida João Franco, Peso da Régua.

Quanto a datas para a instalação do Museu, o membro do Governo não quis adiantar nada porque, segundo referiu, "as negociações ainda continuam".

Já foi doado ao futuro museu, em regime de depósito, o arquivo do Instituto do Vinho do Porto, e, em breve, o mesmo poderá acontecer com o arquivo da Real Companhia Velha referente ao período de 1756 a 1852.



PARTILHAR:

Santulhão/Vimioso/Bragança

Gala de Atletismo 2001